Conferências regionais elaboram propostas de políticas públicas e elegem delegados para estadual
Defensoras Neyla Mendes (na ponta esq.) e Thaisa Defante (na dir.) na Conferência Regional de Direitos Humanos, em Campo Grande (crédito da foto: Cedida)
Texto: Matheus Teixeira
Com colaboração da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, estão sendo realizadas as etapas regionais da 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. Nestes encontros são elaboradas propostas de políticas públicas que beneficiam a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. E haverá eleições de delegados, que representarão as regiões no encontro estadual, a partir de diversidade étnico-racial, de gênero e de representatividade de grupos sociais.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul colabora com as etapas regionais da 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos.
A conferência de Campo Grande e dos municípios da região da capital foi em 25 de julho. Participaram as defensoras públicas Neyla Ferreira Mendes, presidenta em exercício do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, e Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh).
Os encontros de Direitos Humanos também acontecem no interior. Em Corumbá, por exemplo, a conferência regional está agendada para o próximo dia 12 – sendo que a etapa prévia foi realizada em 29 de julho, com participação de Pedro Lenno Rovetta Nogueira, defensor público substituto.
“A importância da conferência se dá na medida em que o evento reunirá diversos setores do poder público e representantes da sociedade civil, oportunidade em que serão debatidos temas estratégicos visando a proteção e a efetivação de direitos básicos, como saúde, educação, moradia, segurança alimentar, desenvolvimento sadio da criança e do adolescente, combate à violência de gênero e à discriminação de modo geral”, ressalta Nogueira.
Defensor substituto Pedro Nogueira em etapa prévia para Conferência Regional em Corumbá (crédito da foto: Cedida)
A conferência estadual
A 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos será em 18 e 19 de setembro em Campo Grande. É um preparatório para a 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, prevista para 10 a 12 de dezembro, em Brasília.
O tema da conferência é “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. Quem quiser saber mais sobre a 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos pode escrever para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e também ler esta reportagem.