Defensoria
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Núcleos
Questões de Família
Inventário
- Certidão de nascimento/casamento, RG e CPF da pessoa falecida;
- Atestado de óbito do autor da herança;
- Se tiver filhos falecidos, cópia da certidão de óbito do(a) filho(a);
- RG e CPF da viúva;
- Se conviveu em união estável, cópia da sentença declarando a união estável;
- Certidão de nascimento, RG e CPF dos (as) herdeiros(as) solteiros(as);
- Certidão de casamento, RG e CPF dos(as) herdeiros(as) casados(as);
- RG e CPF das(os) esposas/maridos dos(as) herdeiros(as) casados(as);
- Comprovante de residência de todos (viúva/viúvo e herdeiros);
- Comprovante de renda de todos (holerite/folha de pagamento ou extrato do benefício previdenciário do(a) viúvo(a), herdeiros(as) e esposas/maridos);
- Escritura ou contrato do imóvel;
- Matrícula atualizada do imóvel (no Cartório de Registro de Imóveis);
- Último carnê do IPTU (opcional);
- Documentos dos bens móveis: carro e moto com IPVA pago, máquinas, motores, etc.;
- Comprovante da existência de valores (FGTS, INSS, conta corrente, poupança, seguro, rescisão do contrato de trabalho e outros).
Revisional de alimentos
Regulamentação de visita
Reconhecimento e dissolução de união
Reconhecimento de união homoafetiva
Partilha de bens
Negativa de paternidade
Modificação de guarda
Ação de justificação de união estável
Ação de investigação de paternidade
Interdição/Curatela
Guarda
Exoneração de alimentos
Execução de alimentos
Divorcio ou separação
Ação de busca e apreensão de menor
Alteração de regime de bens
Alimentos
Alimentos gravídicos
Questões Cíveis
Usucapião
- RG e CPF do interessado. Se for casado, RG e do CPF do cônjuge e da certidão de casamento. Se conviver em regime de união estável, RG e do CPF do(a) companheiro(a).
- Ambos têm de assinar declaração de hipossuficiência;
- Contrato particular/recibo de compra do terreno, se for o caso;
- Comprovantes de pagamento do IPTU (ou certidão de pagamento);
- Comprovantes de pagamento de água e de energia elétrica (um antigo e outro recente de cada ano), se for o caso;
- Comprovantes de pagamento (recibo/nota fiscal) de realização de benfeitorias no imóvel, se houver;
- Planta de locação e memorial descritivo, com as confrontações e medidas do terreno (feito por engenheiro);
- Fotografias do imóvel;
- Nome completo e endereço por escrito de três testemunhas que saibam o tempo de ocupação (ou que seja cuidado) no imóvel, bem como o possuidor(es) anterior(es);
- Comprovante de rendimento (renda).
Rescisão contratual
Reintegração de posse
Obrigação de fazer para transferência de imóveis
Indenização por danos morais
Indenização por danos materiais
Consignação em pagamento
Alvará para venda de bem de incapaz
Questões de Fazenda Pública
Retificação de registro
- RG, CPF, título de eleitor, certidão de casamento e carteira de trabalho do interessado;
- Comprovante de residência;
- Certidão negativa de antecedentes cíveis e criminais (a ser obtida na distribuição do fórum);
- Informar se tem irmãos (irmãs) – certidão de nascimento ou casamento;
- Informar se tem filhos (filhas) – cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Documento que demonstre o erro que se quer corrigir (exemplo: se a data de nascimento está errada, declaração de maternidade dizendo qual foi o dia correto, etc);
- Nome e endereço por escrito de três testemunhas que conheçam dos fatos, de preferência que não sejam parentes;
- Comprovante de rendimento (renda).
Registro tardio
Mandado de segurança de concurso
Isenção tarifaria
Anulatório de registro
Questões de Saúde Pública
Atendimento na área da saúde
Documentos necessários
- Cópia do RG, do CPF, do Cartão SUS e de um comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
- Se menor de idade, cópia da certidão de nascimento e cópia dos documentos do responsável;
- Se interditado (incapaz), cópia do termo de curatela;
- Comprovante de renda familiar (holerite e/ou carteira de trabalho e/ou extrato de banco). A Defensoria Pública atende pessoas que não têm condições de constituir/contratar advogado particular;
- Laudo médico bem detalhado (vide orientações abaixo);
- Exames que comprovam a enfermidade (doença), como exame de sangue, tomografias, raio x, ressonância magnética ...);
- Requerimento à Secretaria Municipal de Saúde e à Casa da Saúde (Estado). Se possível, trazer as negativas por escrito (respostas);
- Orçamento. Custo por escrito do medicamento em farmácia (ou, se não conseguir, pode ser da internet). Se cirurgia, custo (orçamento) por escrito da equipe médica, hospital e dos materiais (exemplo: prótese). Se aparelho, seu custo total por escrito da empresa que fornece. Suplemento alimentar ou dietas, também orçamento por escrito. Exames: custo por escrito em clínica particular. (EXIGÊNCIAS DA JUSTIÇA);
- Se cirurgia, consultas ou exames, comprovante de solicitação do procedimento preenchido pelo médico e encaminhado ao SISREG – Sistema de Regulação (comprovante de que está na fila de espera);
- Medicamentos e insumos para diabetes: trazer cartão que comprova inscrição no Programa de Atendimento aos Diabéticos pelo SUS;
- Se possível, prontuário do hospital de atendimentos da doença, se está ou esteve internado. Lei Estadual nº 4.546, de 18/06/2014 assegura o direito a solicitar os prontuários médicos;
- Se possível, prontuários de atendimentos pelo SUS, a solicitar na Secretaria Municipal de Saúde ou na própria Unidade de Atendimento (posto de saúde).
Orientações acerca do laudo – observações para o médico
- Emitido por documento digitalizado ou com letra legível;
- A identificação exata da enfermidade, com o respectivo CID;
- Laudo deve constar o atual estado de saúde do paciente, descrevendo sintomas e limitações ocasionadas pela doença;
- A descrição dos tratamentos já realizados e dos medicamentos utilizados, principalmente os disponibilizados pelo SUS, e se não tiveram resultados satisfatórios;
- Laudo deve constar acerca da imprescindibilidade e URGÊNCIA do tratamento, demonstrando claramente que a opção médica é a única alternativa para o paciente, esclarecendo possíveis consequências da não realização ou uso (exemplo: risco de morte, de perda de membro, função, invalidez permanente...);
- Se medicamentos, devem ser identificados pelo princípio ativo;
- Se medicamentos, deve conter também a receita médica, com a respectiva posologia (forma de utilização);
- Se medicamentos, tempo de uso (exemplo: por seis meses, por prazo indeterminado ou de uso contínuo) e a quantidade necessária. Se de uso contínuo, deverá indicar a quantidade para o período de 30 (trinta) dias;
- Se medicamentos, se há possibilidade de manipulação e/ou substituição do(s) medicamento(s) por outros;
- Se medicamentos para coração/circulação, informar acerca da impossibilidade ou ineficácia do uso dos medicamentos ATENOLOL, PROPANOLOL e ÁCIDO ACETILSALICÍLICO. Informar se o paciente já foi submetido à cirurgia cardíaca e implantação de stent;
- Se medicamentos para Osteoartrite/Artrose: informar acerca da impossibilidade ou ineficácia dos medicamentos PARACETAMOL, ÁCIDO ACETILSALICÍLICO e IBUPROFENO;
- Se medicamentos e insumos para diabetes: trazer receituário especificado da quantidade mensal de uso do medicamento e materiais (insumos) necessários, não disponíveis pelo SUS;
- Se cirurgia, a indicação do tipo de procedimento cirúrgico com a descrição dos materiais que serão necessários, bem como os exames pré-operatórios indispensáveis para o procedimento e fisioterapia pós-operatória, se o caso indicar;
- Se cirurgia, a não realização ou a demora no procedimento cirúrgico poderá gerar que tipos de danos ao paciente? Em caso de URGÊNCIA: constar no laudo o motivo. Mesmo se eletiva (cirurgia que pode ser agendada, que não é urgente), constar as possíveis consequências da demora;
- A justificativa da escolha de determinado material diverso ou não disponível no SUS;
- Todo laudo deverá constar: a data, o carimbo com o nome e o CRM do médico e sua assinatura.
Exames indispensáveis
- Medicamentos para DIABETES: imprescindíveis exames de glicemia e hemoglobina glicada (o mais atualizado);
- Medicamentos para DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: exame de espirometria;
- Medicamentos para degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética: exame de fundo de olho;
- Medicamentos para trombofilia (gestante de alto risco): RNI Protrombina;
- Medicamentos relacionados à artrite reumatoide e osteoporose: exame de RMI;
- Aparelho de Bipap/Cpap (aparelhos respiratórios): exame de prova da função pulmonar (exame de espirometria).
Fraldas descartáveis
- Além dos documentos necessários e laudo médico, trazer orçamento do custo do pacote da fralda em qualquer Farmácia Popular com desconto concedido pelo Governo;
- Especificar o tamanho da fralda e a quantidade diária de uso.
Suplementos alimentares ou dietas especiais
- Além dos documentos necessários e laudo médico, trazer laudo assinado por nutricionista acerca dos tipos de suplementos (dietas) necessários e quantidade mensal;
- Pegar orçamento do custo total mensal dos suplementos (dietas) e demais insumos.
Internação para tratamento de dependente químico ou doença mental
- Imprescindível laudo por médico psiquiatra que ateste a necessidade de tratamento em regime de internação, com histórico da dependência e circunstâncias;
- Se tiver históricos de atendimentos no CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), trazer cópia de tudo. Lei Estadual nº 4.546, de 18/06/2014 (direito aos prontuários);
- Se já esteve internado alguma vez, trazer documentos;
- Se tiver boletins de ocorrências que envolvam o usuário, trazer cópia;
- Se interditado, trazer cópia da curatela.
Transporte especial (ambulância ou veículo especial)
- Além dos documentos necessários e laudo médico detalhado, especificar no laudo quantas vezes por semana e em quais horários necessitará do transporte especial;
- Constar também o tempo de uso do transporte. Se por tempo indeterminado, constar “por tempo indeterminado” ou “enquanto durar o tratamento”;
- Em caso de urgência no uso do transporte, constar no laudo os riscos se não realizado de imediato.
Transferência para unidade hospitalar ou vaga em uti/cti
- Além dos documentos necessários e laudo médico detalhado, trazer cópia do prontuário da unidade de atendimento onde se encontra o paciente (exemplo: UPA, UBS, Posto de Posto de Saúde). Lei Estadual nº 4.546, de 18/06/2014 (direito aos prontuários).
Sucessões
Certidões Fiscais em nome do Espólio da pessoa falecida
- Pelo CPF (a certidão federal e estadual poderá ser obtida via internet)
- Certidão negativa conjunta da União e Receita Federal - www.fazenda.receita.gov.br
- Certidão negativa da Secretaria da Fazenda Estadual - www.sefaz.ms.gov.br
- Certidão negativa da Prefeitura Municipal do local onde o falecido possui imóvel (em nome da pessoa falecida, e não do imóvel);
- Se tiver imóvel urbano, ficha cadastral do imóvel (na Prefeitura Municipal);
- Se tiver imóvel rural, ITR completo e recibo de entrega, ou módulo rural da região (na Receita Federal).
Alvará FGTS