Defensoria recebe homenagens por atuação em defesa dos direitos humanos em Aquidauana

 

 Homenagem dra. Sara 2Juiz de Anastácio, Luciano Beladelli e a defensora de 2ª instância, Neyla Mendes, entregando homenagem a defensora Sara Curcino. (Foto: DPE/MS)

 

Texto: Vitor Ilis

 

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul recebeu duas homenagens em reconhecimento ao trabalho realizado em prol da população em situação de vulnerabilidade. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Aquidauana, onde a defensora pública Sara Curcino Martins de Oliveira, com atuação em Anastácio, foi agraciada com uma honraria da ONG Igualdade para Todos e uma moção de aplausos do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana.

As distinções destacam a função institucional na garantia de direitos e no combate à violência e discriminação contra o público LGBTQIAPN+. Além das homenagens individuais, a defensora pública representou a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, que também recebeu premiação da organização não governamental.

O evento contou com a participação da defensora pública de 2ª instância Neyla Ferreira Mendes e do juiz da comarca de Anastácio, Luciano Pedro Beladelli, que realizaram a entrega das condecorações.

Sara Curcino Martins de Oliveira ressaltou a relevância do reconhecimento para o fortalecimento da assistência jurídica gratuita.

"Fiquei muito feliz e mais ainda por sentir que o trabalho da Defensoria Pública faz muita diferença na vida dos grupos minoritários, neste caso, das pessoas que se identificam na população LGBTQIAPN+, pois vivem sob a exclusão, discriminação, preconceito e violência. Proporcionar a efetivação de direitos dessas pessoas realmente é gratificante", afirmou.

As homenagens do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana e da ONG Igualdade para Todos são motivadas pelo acompanhamento de demandas que visam assegurar a dignidade humana. A atuação busca enfrentar ciclos de exclusão histórica enfrentados por minorias sociais por meio do acesso à justiça.

A solenidade integrou o cronograma de atividades de encerramento do período legislativo e social da região de Aquidauana e Anastácio. Os certificados e moções passam a compor o registro de ações de impacto social promovidas pela Defensoria Pública no interior do Estado.

 

 

Homenagem dra. Sara 1Mesa de líderes e representantes do município. (Foto: DPE/MS)

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search