Defensoria Pública participa de reunião técnica nacional sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas

 

Reuniao MJSP dra. Thaisa Fonte/Crédito: Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, Combate ao Trabalho Escravo e Política de Migrações, Refúgio e Apatridia

 

Texto: Vitor Ilis

 

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da XXI Reunião Técnica dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), em Brasília. A coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Defante, representou o estado no encontro que reuniu delegações de todo o país para o debate de estratégias de proteção.

O evento, organizado pela Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, promoveu o intercâmbio entre órgãos federais e estaduais. Thaisa Raquel Defante explicou a relevância da mobilização nacional para a construção de políticas públicas locais.

“Representamos o Mato Grosso do Sul nesta reunião técnica que contou com quase todos os estados do país. É um momento produtivo porque discutimos novas tendências e as ações que ocorrem atualmente em termos de enfrentamento. Foi um período em que dialogamos com outras instituições e o resultado foi positivo”, afirmou a defensora.

Durante a programação, a Defensoria acompanhou apresentações do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União (DPU). O foco recaiu sobre a organização dos fluxos de atendimento e a maneira como cada instituição realiza os encaminhamentos de assistência às vítimas.

Conforme a coordenadora do Nudedh, a imersão técnica intensifica o diálogo interinstitucional. “Conhecemos de perto o trabalho e a maneira como cada órgão se organiza. Esse contato é fundamental para que a gente intensifique o diálogo em diversas frentes em todo o país e o aprimore em nosso estado”, destacou Thaisa.

A reunião contou ainda com a participação da ativista Luiza Brunet e de representantes do Ministério do Trabalho, que abordaram a nova composição do Conselho Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap). O debate incluiu o combate ao trabalho escravo e as perspectivas para o próximo ano.

“O encontro foi rico em encaminhamentos e novas perspectivas. Viemos com o objetivo de aprimorar o trabalho com o enfrentamento ao tráfico e essas reuniões são importantes para que a gente se fortaleça nas articulações enquanto núcleo”, concluiu a defensora pública.

Os resultados das oficinas e debates realizados em Brasília servirão de base para as ações do Nudedh em 2026.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search