Autoridades em frente a Unidade Móvel da Rede Hemosul. (Foto: Guilherme Henri)
Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou, na segunda-feira (12), da cerimônia de entrega da nova Unidade Móvel da Rede Hemosul, iniciativa do Governo do Estado que amplia o alcance das campanhas de doação de sangue em todo o território sul-mato-grossense.
O evento foi realizado no pátio do Hemosul, em Campo Grande, e reuniu autoridades estaduais, parlamentares, servidoras e servidores da saúde e representantes do Ministério da Saúde.
O defensor público-geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini, foi representado na solenidade pela coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz, que destacou a importância social e estratégica do novo equipamento para a garantia do direito à saúde.
“O sangue é um elemento insubstituível para emergências cirúrgicas e para o tratamento de diversas doenças. Uma única doação pode salvar várias vidas. Nesse contexto, esse ônibus de coleta é extremamente importante, porque permite levar a possibilidade de doação a municípios que não contam com uma rede estruturada. Isso amplia a oferta de sangue e de hemoderivados em todo o Estado”, ressaltou a defensora pública.
Segundo a coordenadora, a iniciativa também contribui para enfrentar a queda nos estoques de sangue em períodos críticos, como no final do ano.
“Sabemos que, em determinadas épocas, os estoques do Hemosul diminuem significativamente, o que pode dificultar, inclusive, salvar vidas. Esse equipamento amplia a rede de doação e viabiliza a participação de qualquer munícipe em campanhas, garantindo estoque adequado não só para Campo Grande, mas também para os demais municípios”, completou.
A nova Unidade Móvel da Rede Hemosul foi viabilizada com investimento de R$ 3,5 milhões, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende.
Coordenadora do NAS, Eni Diniz e superintendente do Ministério da Saúde em MS, Ronaldo Costa. (Foto: Guilherme Henri)
O veículo é totalmente equipado com estrutura para coletas internas, sistema de climatização, equipamentos laboratoriais e espaços adaptados para triagem, coleta e acolhimento dos doadores. A proposta é atender os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, especialmente aqueles com acesso limitado às unidades fixas de coleta.
Atualmente, apenas de 10 a 15 municípios contam com estrutura para coletas externas. Com a chegada do novo ônibus, a expectativa é fortalecer os estoques estratégicos da Rede Hemosul e aproximar ainda mais o serviço da população, funcionando como um importante elo logístico para a doação de sangue em todo o Estado.

