Coordenador do Nudeca, Edson Cardoso e as defensoras de 2ª instância, Angela Belli e Olga Lemos. (Foto: DPE/MS)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul recebeu reconhecimento institucional pelo projeto “Fábrica do Som” na abertura da IX Semana Estadual de Direitos Humanos, realizada em Campo Grande. A solenidade ocorreu no auditório do Procon/MS e teve como tema central os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A iniciativa premiada utiliza o ensino de instrumentos musicais como ferramenta para a inclusão de crianças e adolescentes. Além desta ação, a instituição mantém o projeto “Natal Solidário”, que desde 2002 promove a entrega de donativos e atividades recreativas para o público infantil em situação de vulnerabilidade durante o período natalino.
A IX Semana Estadual de Direitos Humanos, realizada em novembro passado, buscou a reflexão e a articulação intersetorial sobre a proteção integral da infância. O evento valoriza boas práticas da rede de garantia de direitos e fortalece os espaços de controle social por meio da capacitação de atores estratégicos.
A defensora pública de 2ª instância Angela Rosseti Chamorro Belli, que integra a gestão da atividade de musicalização, destacou o significado da premiação.
Orquestra 'Fábrica do Som' em apresentação no STF, em Brasília, no final de 2024. (Foto: STF)
“É uma honra representar o projeto Fábrica do Som nesse evento. Agradecemos a todos pela homenagem e reconhecimento do trabalho de toda a diretoria do projeto Fábrica do Som, que tem realizado em prol das crianças e adolescentes e da música. Obrigado por acreditarem em nosso trabalho!”, afirmou.
A programação do evento contou, também, com a presença da defensora pública de 2ª instância Olga Lemos Cardoso de Marco e o coordenador do Núcleo da Infância e da Adolescência, defensor Edson Cardoso. As atividades da semana estaduais também contaram com debates e diálogos sobre a evolução das políticas públicas voltadas aos direitos humanos em Mato Grosso do Sul.

