Defensor público substituto Paulo Américo com servidoras da Defensoria. (Foto: DPE/MS)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do evento “Rotary Day”, realizado na Praça São José, em Cassilândia. A ação social teve como objetivo ofertar serviços essenciais e orientações jurídicas à população que encontra dificuldades para acessar os canais de atendimento durante os dias úteis.
O defensor público substituto Paulo Henrique Américo Lucindo representou a instituição no mutirão. Ele destacou a importância da presença da Defensoria para garantir direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas com jornadas de trabalho que impedem o deslocamento às sedes da instituição de segunda a sexta-feira.
“Realizamos orientações, encaminhamentos e acompanhamento processual. Tivemos um caso relevante de uma assistida com dificuldade para inserir o filho, uma pessoa com deficiência, na rede regular de ensino. Fizemos o atendimento e expedimos os ofícios necessários aos órgãos municipais para tentar solucionar o problema e compreender a dimensão da situação”, relatou o defensor.
A iniciativa, promovida pelo Rotary Club local, reuniu diversas instituições com o propósito de promover cidadania e inclusão social. Além da assistência jurídica, a comunidade teve acesso a serviços de odontologia, oftalmologia e corte de cabelo, bem como ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer, APAE, ONG Amigo dos Animais, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Vigilância Sanitária, Casa do Trabalhador e Secretaria de Saúde.
Assistido em atendimento durante realização do mutirão. (Foto: DPE/MS)

