Defensoria de MS recebe Selo Ouro de Transparência Pública em premiação nacional

 

Premio transparencia

Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica Andrei Mendonça e a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Aline Lopes e o controlador interno Sérgio Bastos (Foto: DPMS)


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul recebeu o Selo Ouro de Transparência Pública do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Edição 2025, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A certificação reconhece órgãos e entidades que alcançam elevado padrão de publicidade ativa, acesso à informação e governança transparente.

A cerimônia nacional de entrega dos Selos de Qualidade foi realizada na tarde de quinta-feira (4), durante o painel de apresentação dos resultados do PNTP, na programação oficial do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC).

Representaram a instituição no evento o controlador interno Sérgio Bastos, o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica Andrei Mendonça e a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Aline Lopes.

Reconhecimento

Conforme o defensor público-geral, a premiação destaca o esforço conjunto da Defensoria Pública de MS em aprimorar mecanismos internos de controle, transparência ativa, gestão de riscos e modernização tecnológica.

“A Defensoria Pública vem fortalecendo, ano após ano, sua estrutura de controle, de planejamento e de tecnologia, sempre com foco no interesse público. Esse reconhecimento reflete o avanço estruturante dos nossos órgãos internos e o comprometimento das equipes na mitigação de riscos, na atualização normativa e na busca permanente por eficiência. O Selo Ouro não é apenas uma certificação: é a demonstração de que a Defensoria trabalha com seriedade, responsabilidade e respeito à sociedade”.

O defensor-geral também ressaltou que o resultado é fruto de um esforço compartilhado.

“Esse prêmio pertence a todas defensoras, defensores, servidores e servidoras que constroem, diariamente, uma instituição mais moderna e transparente. Reforça ainda o legado de gestões anteriores, que criaram bases sólidas para que a Defensoria pudesse alcançar esse avanço”.

Importância

A segunda subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima, destacou o caráter contínuo e coletivo do trabalho desempenhado pelas equipes internas.

“O Selo Ouro confirma que estamos no caminho correto e evidencia a seriedade das ações implementadas pela Administração Superior, fortalecidas pelo trabalho dedicado de todas as equipes”, pontua.

A subdefensora-geral ressaltou, ainda, o papel da tecnologia na consolidação da política de transparência:

“A conquista passa, invariavelmente, pela evolução da nossa arquitetura tecnológica, desde os sistemas de base até as interfaces acessadas pelos usuários. Sem esse investimento, não há política de governança efetiva”, conclui.

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search