
Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica Andrei Mendonça e a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Aline Lopes e o controlador interno Sérgio Bastos (Foto: DPMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul recebeu o Selo Ouro de Transparência Pública do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Edição 2025, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A certificação reconhece órgãos e entidades que alcançam elevado padrão de publicidade ativa, acesso à informação e governança transparente.
A cerimônia nacional de entrega dos Selos de Qualidade foi realizada na tarde de quinta-feira (4), durante o painel de apresentação dos resultados do PNTP, na programação oficial do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC).
Representaram a instituição no evento o controlador interno Sérgio Bastos, o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica Andrei Mendonça e a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Aline Lopes.
Reconhecimento
Conforme o defensor público-geral, a premiação destaca o esforço conjunto da Defensoria Pública de MS em aprimorar mecanismos internos de controle, transparência ativa, gestão de riscos e modernização tecnológica.
“A Defensoria Pública vem fortalecendo, ano após ano, sua estrutura de controle, de planejamento e de tecnologia, sempre com foco no interesse público. Esse reconhecimento reflete o avanço estruturante dos nossos órgãos internos e o comprometimento das equipes na mitigação de riscos, na atualização normativa e na busca permanente por eficiência. O Selo Ouro não é apenas uma certificação: é a demonstração de que a Defensoria trabalha com seriedade, responsabilidade e respeito à sociedade”.
O defensor-geral também ressaltou que o resultado é fruto de um esforço compartilhado.
“Esse prêmio pertence a todas defensoras, defensores, servidores e servidoras que constroem, diariamente, uma instituição mais moderna e transparente. Reforça ainda o legado de gestões anteriores, que criaram bases sólidas para que a Defensoria pudesse alcançar esse avanço”.
Importância
A segunda subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima, destacou o caráter contínuo e coletivo do trabalho desempenhado pelas equipes internas.
“O Selo Ouro confirma que estamos no caminho correto e evidencia a seriedade das ações implementadas pela Administração Superior, fortalecidas pelo trabalho dedicado de todas as equipes”, pontua.
A subdefensora-geral ressaltou, ainda, o papel da tecnologia na consolidação da política de transparência:
“A conquista passa, invariavelmente, pela evolução da nossa arquitetura tecnológica, desde os sistemas de base até as interfaces acessadas pelos usuários. Sem esse investimento, não há política de governança efetiva”, conclui.

