Defensora Thais Dominato durante mesa de abertura do Encontro. (Foto: DPE/MS)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da mesa de abertura do Encontro Nacional de Dirigentes de Organizações e Coletivos de Doulas. A defensora pública Thais Dominato Silva Teixeira, do Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem), representou a instituição no evento que reuniu doulas de sete estados e um representante do Ministério da Saúde.
Durante sua participação, Thais abordou os direitos das mulheres no ciclo gravídico-puerperal e o trabalho do Nudem no enfrentamento à violência obstétrica.
“Destaquei a importância de garantir às mulheres autonomia, dignidade e respeito no ciclo gravídico-puerperal. Ressaltei que a violência obstétrica é uma forma de violência de gênero e que o Nudem atua no seu enfrentamento por meio de ações individuais, coletivas e de educação em direitos, sempre em parceria com a rede, movimentos sociais e profissionais de saúde como as doulas”, afirmou a defensora.
Thais lembrou que as leis municipais e estaduais do país já asseguram o direito à presença de doulas nas maternidades. A defensora também mencionou que evidências científicas demonstram benefícios concretos da atuação dessas profissionais, como redução de cesarianas, partos mais seguros e menor risco de depressão pós-parto.
A representante do Nudem defendeu o avanço na regulamentação nacional da profissão de doula e a sua inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública de promoção da saúde materna e de enfrentamento às desigualdades de gênero.
“Reforcei que a luta pelo parto humanizado é uma pauta de direitos humanos e justiça social e que a Defensoria Pública seguirá parceira das doulas para garantir às mulheres o protagonismo sobre seus corpos e decisões”, completou Thais.
O Ministério da Saúde tem atuado na elaboração de nota técnica para orientar a atuação das doulas no SUS. A presença do representante do órgão no encontro reforça o debate sobre a institucionalização da profissão como parte das políticas públicas de saúde da mulher.

