Evento foi realizado na Escola Municipal Nerone Maiolino, no bairro Vida Nova de Campo Grande

Orientações e atendimentos jurídicos são prestados gratuitamente pela Defensoria (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
No 41º mutirão Todos em Ação, realizado na Escola Municipal Nerone Maiolino, no bairro Vida Nova de Campo Grande, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul prestou 30 orientações e atendimentos jurídicos gratuitos por meio da Van dos Direitos.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS prestou 30 atendimentos jurídicos gratuitos no 41º mutirão Todos em Ação, em Campo Grande. A Van dos Direitos levou orientação à população do bairro Vida Nova, facilitando o acesso à Justiça.
A manicure Valdelice de Freitas Carvalho, 40, moradora do Parque Iguatemi, foi ao evento, no último dia 1º, para solicitar a emissão da 2ª via de sua certidão de casamento, já que a 1ª havia sido extraviada. “Achei o atendimento da Defensoria Pública bem interessante! Facilitou bem a vida da gente, porque foi perto de casa, não precisei ir ao centro”, agradece.
Zeliana Luzia Delarissa Sabala, defensora coordenadora da 2ª Instância Criminal, atendeu as assistidas e os assistidos que foram ao mutirão. “É superimportante virmos ao Todos em Ação, porque assim a Defensoria atende essa população, esse público que está aqui na periferia. Sairmos dos gabinetes e nos aproximarmos deles é uma forma de facilitar o atendimento jurídico e o acesso à Justiça”, discursa a defensora pública de 2ª Instância.

Manicure Valdelice Carvalho precisou emitir 2ª via da certidão de casamento (crédito da foto: Matheus Teixeira)

Zeliana Luzia Delarissa Sabala, defensora pública de 2ª Instância, em atendimento (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Todos em Ação
Este mutirão é realizado em Campo Grande desde 2010 pela TCA Produtora e, desde 2023, é correalizado pela prefeitura da capital.
Durante a 41ª edição, 77 instituições – incluindo a Defensoria de MS – levaram centenas de serviços de graça à população. “Promovemos a integração entre poder público, instituições, projetos filantrópicos e iniciativa privada, proporcionando à população atendimentos e serviços de interesse social”, diz a coordenadora do Todos em Ação, Lirce Cânepa, diretora de eventos da TCA Produtora.

Equipe da Defensoria que trabalhou no mutirão no bairro Vida Nova, da capital (crédito da foto: Camila Saraiva dos Santos)

41ª edição do mutirão Todos em Ação envolve 77 instituições (crédito da foto: Matheus Teixeira)

