
Lançamento aconteceu no dia 23 de outubro.
Texto: Carla Gavilan
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul lançou, no dia 23 de outubro, a Pedra Fundamental da futura sede própria de atendimento em Ribas do Rio Pardo, município localizado a 92 quilômetros de Campo Grande.
O evento reuniu defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, autoridades locais e representantes da sociedade civil em um momento de celebração e reconhecimento da importância do acesso à Justiça.
O defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini lembrou que a conquista começou em 4 de março de 2023 durante um diálogo com o então prefeito, Dr. João Alfredo Danieze, sobre a necessidade da Defensoria em conseguir um espaço novo para oferecer os atendimentos, quando surgiu a proposta de construir uma sede própria.

Subdefensora pública-geral, ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo e defensor público-geral.
“Naquele mesmo dia, o prefeito nos levou para conhecer algumas áreas, e aqui, nesse espaço escolhido, uma região nobre, na entrada da cidade, em frente à rodoviária, próximo à delegacia de polícia, estamos realizando essa inauguração”, recordou.

Defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini.
Gasparini agradeceu a atual parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, às vereadoras e vereadores que hoje integram a Câmara Municipal, e às autoridades que compuseram à época da doação do terreno, representadas pelo vereador Luiz Antônio Fernandes Ribeiro, e o compromisso do governador Eduardo Riedel, que tem viabilizado o importante convênio para a expansão das unidades próprias da Defensoria.

Prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira, e defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini.
“Com essa obra, Ribas do Rio Pardo se tornará a oitava cidade de Mato Grosso do Sul a contar com sede própria da Defensoria Pública”, destacou.
Participaram do evento a subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima; o assessor para assuntos institucionais Mateus Augusto Sutana e Silva; os defensores adidos ao gabinete, Gustavo Pinheiro e Pedro de Luna Leite; e a coordenadora do Núcleo Criminal (Nucrim), defensora pública Francianny Cristine Santos, representando a Adep/MS.

Cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da sede própria de atendimento da Defensoria Pública de MS em Ribas do Rio Pardo.
Na solenidade, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Tania Ferreira, falou sobre a parceria entre os poderes e o compromisso coletivo com o desenvolvimento local.

Presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, vereadora Tania Ferreira.
“Hoje é motivo de alegria para todos nós, é um presente que Ribas está ganhando. Quando esse projeto chegou à Câmara, não pensamos duas vezes para votar, porque é uma conquista para toda a população. Parabéns a todos que lutaram por esse avanço tão grande para nossa cidade, e contem sempre com a Câmara de Vereadores”, afirmou.
A defensora pública titular da comarca, Luana Simões de Oliveira Gomes, pontuou o volume de trabalho realizado na comarca e o significado da nova sede para a equipe e assistidos.
“Nosso trabalho não é fácil, pois ele implica em compromisso com a transformação social. E transformação social, para nós, é enxergar quem não é visto, dar voz a quem não é ouvido. Hoje, com a estrutura que temos, uma sala pequena dentro do Fórum, chegamos a atender 78 pessoas por dia! Eu me orgulho demais em saber que, em breve, teremos um lugar melhor para receber nossos assistidos, para as mães e suas crianças, com um espaço digno, que garanta privacidade, oportunidade de falar e de ser ouvido. O trabalho que a gente faz aqui é lindo”, disse.
O prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira, ressaltou o simbolismo da obra em meio às transformações que o município tem vivenciado nos últimos anos, com o crescimento populacional e novos investimentos.

Prefeito de Ribas do Rio Pardo.
“A nova sede da Defensoria vem equilibrar o desenvolvimento da cidade, garantindo serviços públicos estruturados para atender à pluralidade de pessoas que chegaram de todos os lugares do país. Hoje a Defensoria faz um trabalho magnífico em um espaço menor; imagina isso daqui a um ano! Essa obra atenderá nossa população com mais dignidade”, destacou.

