Defensoria vai a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Evento em Brasília foi organizado pelo Ministério das Mulheres e Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

PresoInjustamente 05 06

A partir da esq.: Angélica Fontanari, secretária da Mulher de Campo Grande, Carla Stephanini, coordenadora estadual na Casa da Mulher Brasileira, Viviane Silva, secretária da Cidadania em MS, Ana Carolina Nardes, secretária-adjunta de Governo em MS, e Kricilaine Oksman (crédito da foto: Cedida)


Texto: Matheus Teixeira

Por intermédio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS participou da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília, reforçando o compromisso com a equidade, a escuta democrática e a defesa dos direitos das mulheres em toda a sua diversidade.

 

De acordo com Kricilaine Oliveira Souza Oksman, defensora coordenadora do Nudem, a experiência foi bastante significativa. “O evento reafirma a importância de um espaço democrático de escuta e diálogo entre mulheres de diferentes trajetórias, origens e realidades, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas mais justas, inclusivas e transformadoras”, expõe.

Também participaram Neyla Ferreira Mendes e Olga Lemos Cardoso de Marco, defensoras de 2ª Instância. “Reforçamos nosso compromisso de atuar lado a lado às mulheres, garantindo que o acesso à Justiça se traduza em emancipação, autonomia e dignidade. A conferência nos inspirou a seguir firmes na defesa dos direitos das mulheres, em toda a sua diversidade, e na construção de um Estado comprometido com a equidade e a justiça social”, destaca Oksman.

 

PresoInjustamente 05 06

A partir da esq.: Kricilaine Oksman, Olga de Marco, Carla Stephanini e Neyla Mendes (crédito da foto: Cedida)

 

A Conferência Nacional

A 5ª CNPM foi realizada em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, marcou a participação social na formulação de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero e de diretrizes de um novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

De acordo com o Ministério das Mulheres, neste ano 3,5 mil mulheres participaram do evento. E entre as autoridades presentes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e outras ministras e outros ministros.

Para a coordenadora do Nudem, o evento aproximou autoridades “das múltiplas realidades que compõem o ser mulher no Brasil — indígenas, quilombolas, ribeirinhas, urbanas, periféricas, trabalhadoras, mães e lideranças sociais”.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search