O encontro teve como pauta central o Projeto FortaleSer – Rede Estadual de Enfrentamento ao Idadismo (Foto: DPMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), participou da reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na Secretaria de Estado da Cidadania (SEC/MS), em Campo Grande.
A instituição foi representada pelo defensor público colaborador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor público Bruno Augusto Resende de Louzada.
O encontro teve como pauta central o Projeto FortaleSer – Rede Estadual de Enfrentamento ao Idadismo, iniciativa voltada para o combate à discriminação etária e para o fortalecimento das políticas públicas destinadas às pessoas idosas.
Representatividade e troca de experiências
Durante a reunião, que contou com a participação de diversas entidades governamentais e não governamentais, o defensor público destacou o papel da Defensoria na tutela dos direitos da população idosa.
“A reunião teve caráter inicial e serviu como espaço de apresentação das instituições e de suas respectivas áreas de atuação. Neste sentido, a Defensoria reforçou seu papel na tutela do idoso, tanto de forma extrajudicial, quanto em uma eventual judicialização”, explicou o defensor.
Participação ampliada
O convite para a reunião partiu da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, após alterações na Resolução “P” SEC nº 29/2024, que ampliaram a composição do grupo de trabalho.
Além da Defensoria Pública, participaram representantes de órgãos como o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional MS, universidades estaduais e federais, conselhos de direitos, além de secretarias estaduais e entidades da sociedade civil.
Próximos passos
No próximo encontro, cada instituição deverá apresentar um mapeamento das ações desenvolvidas na área da política da pessoa idosa, que servirá de base para aprofundar o debate e fortalecer a rede de enfrentamento ao idadismo em Mato Grosso do Sul.
A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Zirleide Barbosa, reforçou a importância da mobilização:
“Este é um espaço essencial de articulação e construção coletiva, que busca garantir dignidade e respeito às pessoas idosas em nosso estado.”