Assessor para assuntos institucionais, defensor Mateus Sutana, governador de MS Eduardo Riedel e secretária da Sead, Patrícia Cozzolino. (Foto: Ellen Albuquerque)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do 7º Fórum Estadual do Terceiro Setor em Campo Grande.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS participou do 7º Fórum Estadual do Terceiro Setor, que discutiu o uso da tecnologia e da inteligência artificial para fortalecer ações sociais e ampliar o acesso à justiça e à inclusão social.
No evento, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, foi representado pelo assessor para assuntos institucionais, defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva.
O encontro, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), teve como tema “Tendência, Inovação e Transformação Digital para o Terceiro Setor”.
A programação debateu o uso da tecnologia e da inteligência artificial para facilitar ações sociais, ampliar o alcance das organizações da sociedade civil (OSCs) e apoiar políticas públicas.
Na oportunidade, o defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva avaliou a importância da agenda.
“A Defensoria Pública acompanha com atenção o debate sobre o uso da tecnologia e da inteligência artificial no terceiro setor. Nossa missão é assegurar o acesso à justiça e, nesse contexto, é fundamental que possamos dialogar sobre ferramentas que também podem fortalecer a inclusão social e a garantia de direitos básicos da população”, afirmou.
O governador Eduardo Riedel destacou a relevância das entidades do terceiro setor no apoio a famílias em situação de vulnerabilidade e defendeu o uso de novas ferramentas para otimizar processos de gestão e prestação de contas.
A secretária estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, apresentou dados sobre a redução dos índices de extrema pobreza no Estado nos últimos três anos.
Fórum
O fórum reúne representantes de organizações da sociedade civil, gestores municipais, parlamentares e especialistas para discutir a aplicação de novas tecnologias em projetos sociais e na captação de recursos junto ao poder público e à iniciativa privada.