Defensora Salete do Nascimento é reeleita pela 4ª vez corregedora-geral da Defensoria Pública de MS

 

Dra Salete corregedora geral

A cerimônia de posse está marcada para o dia 16 de outubro de 2025, e dará início ao biênio 2025-2027 (Foto: Arquivo/ DPMS)


Texto: Guilherme Henri

Com quase 35 anos de carreira na Defensoria Pública, Salete de Fátima do Nascimento foi reeleita para o quarto mandato no cargo de corregedora-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de posse está marcada para o dia 16 de outubro de 2025, e dará início ao biênio 2025-2027.

A defensora pública de 2ª Instância destaca que a trajetória na instituição sempre foi marcada pelo aprendizado, pela dedicação e, nesse momento, reafirmo meu compromisso com a ética, o fortalecimento institucional em prol da população que mais precisa”.

Desafios e prioridades do novo mandato

Ao comentar os desafios da nova gestão, Salete enfatiza a importância do trabalho de orientação às defensoras e defensores da instituição, ressaltando que a atuação da Corregedoria é fundamental porque reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado, assegurando que ele seja guiado pela dignidade, pela eficiência e pelo respeito aos direitos humanos.

“Desde o meu primeiro mandato, temos nos dedicado à formação dos novos colegas. Eles precisam de acompanhamento e firmeza para que a instituição seja fortalecida. Hoje, além dos defensores, também acompanhamos servidoras e servidores em estágio probatório, o que dobrou a responsabilidade da Corregedoria. Nosso foco é manter a transparência, estar à disposição dos colegas e aprimorar continuamente o trabalho realizado”, explicou.

A corregedora-geral também defende o fortalecimento da estrutura interna do órgão, apontando como prioridade a criação de uma segunda subcorregedoria para ampliar as correições no interior do Estado.

“Nossa estrutura ainda é pequena diante da demanda, mas queremos crescer, para qualificarmos e aprimorarmos nossa atuação mantendo constante diálogo com os colegas”, pontua.

Mais de três décadas de atuação

Natural de Passo Fundo (RS), Salete tomou posse em 15 de agosto de 1991, iniciando sua carreira na comarca de Sete Quedas. Ainda naquele ano, atuou em Iguatemi e, em 1993, foi promovida a Corumbá. Três anos depois, em 1996, assumiu a comarca de Dourados, onde permaneceu por 12 anos e exerceu também a função de coordenadora adjunta das Defensorias Cíveis.

Em 2008, foi removida para a 52ª Defensoria Pública Estadual de Campo Grande, até ser promovida à Segunda Instância, em 2012. Ao longo da trajetória, integrou o Conselho Superior da Defensoria, atuou na coordenação da Defensoria Pública de Segunda Instância e foi eleita, em 2015, para o primeiro mandato como corregedora-geral.

Salete é graduada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Dourados (1988) e pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search