Defensoria atende população em situação de rua com Comunidade Santa Terezinha

 

Van Nudedh Pastoral das Favelas 4Defensores Giuliano Rosa e Igor Linjardi, além da coordenadora do Nudedh, Thaisa Defante, em atendimento. (Foto: Ellen Albuquerque)

 

Texto: Vitor Ilis

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou no sábado (27) mais uma edição da Van dos Direitos, desta vez em parceria com a Comunidade Santa Terezinha, no bairro Marcos Roberto. A ação atendeu a população em situação de rua da Vila Nhanhá, com foco em garantir acesso à justiça e orientação jurídica.

 

Resumo gerado por Inteligência Artificial (IA) e revisado por humano.

A Defensoria Pública de MS realizou no sábado (27) mais uma edição da Van dos Direitos, em parceria com a Comunidade Santa Terezinha, no bairro Marcos Roberto, em Campo Grande. A ação levou orientação jurídica e atendimentos gratuitos à população em situação de rua da Vila Nhanhá.

A coordenadora do Nudedh, defensora pública Thaisa Defante, destacou que a equipe fez busca ativa para alcançar o público que não acessa os serviços da instituição. O padre Luiz Gustavo, da Paróquia São José de Anchieta, reforçou a importância da parceria, lembrando que esse grupo enfrenta demandas jurídicas como documentação e benefícios.

A iniciativa integra a política da Defensoria de ampliar o acesso à justiça em regiões de maior vulnerabilidade por meio do atendimento itinerante.

 

O mutirão aconteceu no salão de eventos da comunidade, localizado na Rua Ceres, 208, das 10h às 14h. A iniciativa surgiu a partir de convite do padre Luiz Gustavo, pároco da Paróquia São José de Anchieta, que desenvolve trabalhos na Pastoral das Favelas e coordena ações sociais voltadas a esse público todo último sábado do mês.

A coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, explicou que a equipe precisou fazer busca ativa na região para alcançar o público-alvo. Os defensores percorreram áreas próximas ao córrego e à comunidade para convidar as pessoas e explicar os serviços oferecidos pela instituição.

“Foi um momento importante porque muitas das pessoas não conheciam e não acessavam o serviço da Defensoria Pública”, afirmou Thaisa.

 

Van Nudedh Pastoral das Favelas 3

Defensora Thaisa Defante e servidora do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Stephany Carvalho. (Foto: Ellen Albuquerque

 

A defensora ressaltou a importância de levar os serviços da instituição até locais onde a população tem dificuldade de acesso. “É necessário que a gente procure a população onde a população não acessa, como é o caso dessa região. Então, foi um dia muito importante. Conseguimos nos aproximar e fazer atendimentos necessários aqui”, completou.

A escolha do local se mostrou estratégica. A Comunidade Santa Terezinha já desenvolve ações consolidadas de assistência à população em situação de rua, com atendimento a cerca de 60 pessoas por evento. Durante os encontros mensais, o local oferece espaço para banho, corte de cabelo, refeições e doação de roupas e kits de higiene.

 

Van Nudedh Pastoral das Favelas 5Equipes da Defensoria, Prefeitura Municipal e Comunidade Santa Terezinha. (Foto: Ellen Albuquerque)

 

O padre Luiz Gustavo destacou a relevância da parceria com a Defensoria Pública.

“Essa população em situação de rua tem muitas demandas jurídicas, as pessoas até acreditam que não, mas tem a questão documental, os processos jurídicos deles, também de questões de benefícios. Tudo isso a Defensoria vai olhar cada caso e vai cuidar de cada caso, então, essa parceria é muito importante”, afirmou o pároco.

Também participaram do mutirão os defensores públicos Giuliano Stefan Ramalho de Sena Rosa; do Núcleo Criminal (Nucrim), Igor Cesar Linjardi; e do Núcleo de Família e Sucessões (Nufam), Renato Rodrigues dos Santos.

 

Van Nudedh Pastoral das Favelas 2

Defensor Renato dos Santos e servidora do Nudedh, Keyze Milhomem. (Foto: Ellen Albuquerque)

 

A ação integra os esforços do Núcleo de Direitos Humanos para ampliar o alcance dos serviços da Defensoria junto a grupos em situação de vulnerabilidade, especialmente em regiões onde o acesso à justiça é mais difícil. A Van dos Direitos é uma das principais ferramentas da instituição para promover atendimento itinerante e descentralizado em Campo Grande.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search