Coordenadora do Nudedh em atendimento na região da antiga rodoviária. (Foto: Ellen Albuquerque)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou, nos dias 17 e 19 de julho, dois atendimentos itinerantes voltados à população em situação de rua de Campo Grande. As ações foram conduzidas pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) e contaram com a participação de defensoras públicas, servidores e servidoras da instituição.
Na quinta-feira (17), a equipe da Defensoria percorreu a região da antiga rodoviária, o Centro Pop, a Vila Nhanhá e o Parque Ayrton Senna, que estava aberto para acolhimento de pessoas em situação de rua devido à frente fria. Participaram a coordenadora do Nudedh, defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, e a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde, defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz.
Coordenadora do NAS, Eni Diniz em atendimento com assistido. (Foto: Ellen Albuquerque)
Já no sábado (19), a Van dos Direitos levou atendimento jurídico à população que não está acolhida em abrigos. A ação ocorreu na antiga Estação Ferroviária, em parceria com o projeto Mateus 25:35 Ruas, promovido pelo Ministério Atos de Justiça, que oferece alimentação, banho e doações a pessoas em situação de rua.
Além da defensora Thaisa, a coordenadora de projetos e convênios, defensora pública de segunda instância Renata Gomes Bernardes Leal, e o assessor para assuntos institucionais, defensor público Mateus Sutana, servidoras e servidores públicos, ofereceram orientação jurídica gratuita à população em situação de vulnerabilidade.
Van dos Direitos levou atendimento para a região da antiga estação ferroviária. (Foto: Vitor Ilis)
“O atendimento jurídico é direcionado às demandas mais urgentes de quem está nas ruas, seja sobre documentos, benefícios, processos judiciais ou outras necessidades. Estamos aqui para somar esforços com a sociedade civil e fortalecer esse trabalho essencial”, afirmou a defensora pública Thaisa Defante.
A ação foi realizada em conjunto com o projeto Mateus 25:35 Ruas, que semanalmente distribui mais de 100 refeições, doa roupas, cobertores e itens de higiene, além de oferecer banho e higienização por meio de um ônibus adaptado.
Defensoras Thaisa e Renata em ação da Van dos Direitos. (Foto: Vitor Ilis)
O projeto também atua no encaminhamento de pessoas em situação de rua para comunidades terapêuticas, quando há interesse por tratamento de dependência química.
A parceria com iniciativas da sociedade civil tem possibilitado o alcance de pessoas em locais onde o acesso à justiça ainda é limitado. A atuação da Van dos Direitos busca integrar o serviço público à rede de apoio social que já atua de forma constante em diversas regiões da capital.
Assistido em atendimento pela Van dos Direitos. (Foto: Vitor Ilis)