A programação reuniu professores, acadêmicos e servidores da universidade, além de instituições parceiras (Foto: DPMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou de mais uma edição do programa “UEMS na Comunidade”, realizada nesse sábado (14), na Comunidade Quilombola São Miguel, em Maracaju.
Conforme a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Étnica Racial (Nupiir), defensora pública Ligiane Motoki, o programa contou com uma ampla oferta de serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, cultura, direito e cidadania, com o objetivo de promover a inclusão social e ampliar o acesso a direitos fundamentais.
“A Defensoria prestou atendimentos jurídicos voltados principalmente à área do consumidor, além de fornecer orientações processuais à população local”, ressaltou.
A programação reuniu professores, acadêmicos e servidores da universidade, além de instituições parceiras, como a Prefeitura de Maracaju, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, Receita Federal, Instituto de Identificação e Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Além dos atendimentos jurídicos realizados pela Defensoria, a população teve acesso a vacinação, emissão de documentos, oficinas educativas, orientação agrícola, distribuição de mudas, apresentações culturais e atividades voltadas ao diagnóstico socioeconômico da comunidade. A ação também contou com tradução em Libras e uma campanha do agasalho.
Equipe do Nupiir (Foto: DPMS)