A cerimônia de posse foi realizada no auditória da Defensoria Pública Geral (Foto: Matheus Teixeira)
Texto: Guilherme Henri
A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul empossou, na tarde desta quarta-feira (2), o defensor público Fábio Rogério Rombi da Silva como defensor público de 2ª Instância.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS empossou, nesta quarta-feira (2), o defensor público Fábio Rogério Rombi da Silva como novo integrante da 2ª Instância. A cerimônia ocorreu na sede da instituição, em Campo Grande, com a presença da Administração Superior. Promovido por merecimento, Fábio deixa a 17ª Defensoria Cível da Capital e passa a atuar no Tribunal de Justiça, levando sua ampla experiência como ex-defensor-geral, subdefensor e presidente da associação de classe. Em seu discurso, destacou a honra da nova função e o compromisso com o acesso à Justiça em grau recursal.
A cerimônia de posse foi realizada no auditória da Defensoria Pública Geral, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
A mesa de autoridades foi composta pelo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini; primeiro subdefensor público-geral, Homero Lupo Medeiros; segunda subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima; corregedora-geral, Salete Fátima do Nascimento; subcorregedor-geral, Marcos Francisco Perassolo e da 2ª vice-presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS, Denise Viégas.
Durante a solenidade, o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini destacou a importância do momento para a instituição e homenageou o novo integrante da 2ª Instância.
“O doutor Fábio é um colega admirado, com quem tive a honra de conviver desde os primeiros anos na Defensoria. Sempre se destacou pelo comprometimento, capacidade de diálogo e liderança, inclusive durante períodos desafiadores, como o da pandemia, quando esteve presente como defensor-geral mesmo à distância, levando mensagens de apoio, orientação e esperança a todas as defensoras, defensores, servidoras e servidores”, afirmou.
O defensor-geral também lembrou do período em que o defensor Fabio Rombi presidiu a associação de classe e elogiou sua trajetória exemplar.
“O senhor é um parceiro leal, que carrega consigo a experiência de quem atuou na ponta, na gestão e agora na instância superior. Tenho certeza de que seguirá contribuindo para fortalecer o papel da Defensoria junto aos tribunais e à população sul-mato-grossense”, concluiu.
Defensor foi promovido pelo critério de merecimento (Foto: Matheus Teixeira)
Promoção
Promovido pelo critério de merecimento, o defensor Fabio Rombi teve a nomeação publicada no Diário Oficial do dia 23 de junho, e assinada pelo defensor público-geral do Estado e presidente do Conselho Superior da Defensoria, Pedro Paulo Gasparini.
Com a promoção, Fábio Rombi deixa a 17ª Defensoria Pública Cível da Capital, onde atuava como defensor de entrância especial, e passa a integrar a 18ª Defensoria Pública Cível de Segunda Instância, com lotação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Para o mais novo defensor de 2ª Instância, o cargo representa um marco importante na trajetória profissional.
“Ser promovido para a segunda instância é, sem dúvida, motivo de muita honra e satisfação para mim. Antes de tudo, porque se candidataram ao concurso de promoção colegas de trajetória profissional brilhante, o que tornou extremamente difícil tanto a formação da lista tríplice pelo Conselho Superior quanto a escolha final feita pelo Defensor Público-Geral”, pontua.
Além disso, o defensor também destacou a relevância da nova função.
“A atuação na Segunda Instância carrega uma enorme responsabilidade, que é assegurar aos assistidos da Defensoria Pública de MS o pleno acesso à Justiça em grau recursal perante o Tribunal de Justiça e, quando necessário, viabilizar o alcance dos hipossuficientes até mesmo aos Tribunais Superiores”, afirma.
Sobre os desafios da nova etapa, o defensor reconheceu a necessidade de adaptação aos sistemas e técnicas da Segunda Instância.
“Fui muito bem recebido pelos colegas que já atuam aqui, o que certamente tornará esse processo de adaptação mais leve e ágil. Tenho plena confiança de que, em breve, estarei totalmente familiarizado com as demandas e responsabilidades desse novo cargo”, finaliza.
Posse foi prestigiada pela família, amigos, defensoras e defensores públicos (Foto: Matheus Teixeira)
Currículo
Fábio Rogério Rombi da Silva iniciou a carreira em Porto Murtinho, seguiu para Corumbá e atualmente atua em Campo Grande.
Foi presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicas de Mato Grosso do Sul (2007 a 2009).
Também atuou como coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e primeiro subdefensor público-geral do Estado entre os anos de 2016-2017.
Em 2019-2021 exerceu o cargo máximo da instituição sendo eleito defensor público-geral.