O Projeto CSP Presente é uma iniciativa nacional que percorre diferentes regiões do Brasil (Foto: Ellen Albuquerque)
Texto: Guilherme Henri
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, participou nessa quarta-feira (29), da abertura de mais uma edição do Projeto CSP Presente, promovido pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
No evento, realizado no Ministério Público do Estado, o defensor-geral foi recebido pelo procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior e pelo conselheiro do CNMP e presidente da CSP, Jaime de Cássio Miranda.
“A integração entre instituições é essencial e reforço aqui o compromisso da Defensoria Pública de MS em seguir nessa caminhada. Nossas atuações dialogam profundamente, sobretudo quando falamos da defesa das mulheres vítimas de violência de gênero. É nesse contexto que, com muito orgulho, atuamos junto à Casa da Mulher Brasileira, um equipamento do Governo Federal que tem sua primeira unidade no país aqui mesmo, em Campo Grande. É um trabalho que realizamos em parceria com a Polícia Civil, com a Polícia Militar e com o Ministério Público, buscando garantir que essas mulheres sejam acolhidas com todo o cuidado e respeito que merecem. Tanto eu quanto o doutor Romão temos nos dedicado a fortalecer esse atendimento e essa rede de proteção”, afirmou Gasparini.
O evento teve como foco o fortalecimento da articulação entre os diversos ramos do Ministério Público, com o objetivo de discutir o aprimoramento da atuação nas áreas de segurança pública, sistema prisional e controle externo da atividade policial.
Participaram, ainda, do encontro a coordenadora do Núcleo Criminal (Nucrim), defensora pública Francianny Cristine da Silva Santos, e o coordenador do Núcleo Penitenciário (Nuspen), Maurício Augusto Barbosa.
Projeto
O Projeto CSP Presente é uma iniciativa nacional que percorre diferentes regiões do Brasil com o objetivo de promover diálogo com Promotores e Procuradores de Justiça locais, identificar boas práticas e propor melhorias integradas às políticas públicas. A ação também busca padronizar condutas e reforçar a atuação extrajudicial do Ministério Público como ferramenta de transformação social.