Foto: Reprodução/Banco de Imagens (FreePik)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul recebeu reconhecimento pelo atendimento prestado no Núcleo de Direito de Família e Sucessões (Nufam) durante o processo de inventário solicitado pela assistida Rosa Maria Cavalcanti da Silva. Após a perda recente de seus pais, ela buscou auxílio jurídico para resolver questões patrimoniais e destacou a atuação acolhedora da equipe da instituição.
“Foram muitos os momentos em que cheguei chorosa e fragilizada, mas em todos os atendimentos fui recebida com compreensão e cuidado. Os defensores e servidores não apenas me orientaram juridicamente, mas também me acalmaram e me deram força para seguir em frente”, afirmou Rosa Maria.
Defensor público Daniel Provenzano (Foto: Aquivo DPGE/MS)
Responsável pela condução do caso, o defensor público Daniel Provenzano Pereira ressaltou a importância da escuta e da empatia nos atendimentos realizados no núcleo.
“Sempre observamos o estado emocional dos assistidos e ajustamos nossa abordagem para oferecer o melhor suporte possível, tanto jurídico quanto humano. Cada caso é único, e nosso papel vai além da orientação legal – é também sobre empatia”, explicou.
Para o coordenador do Nufam, defensor público Marcelo Marinho da Silva, o reconhecimento de pessoas como Rosa reforça o compromisso do núcleo com um atendimento sensível e eficiente.
Coordenador do Nufam, defensor público Marcelo Marinho. (Foto: Vitor Ilis)
“Trabalhamos diariamente para proporcionar uma experiência positiva aos assistidos, com um atendimento paciente e humanizado. Saber que nossa equipe fez a diferença na vida da dona Rosa Maria nos enche de orgulho e motivação para continuar melhorando”, afirmou.
A Defensoria Pública oferece atendimento gratuito por meio do Nufam em demandas como inventários, divórcios, guarda de crianças e adolescentes, alimentos e outras matérias de família. A atuação é voltada à população em situação de vulnerabilidade.