Reunião ordinária da Comissão da Pessoa Idosa da OAB/MS: a partir da esq., Danilo Campos, coordenador do Nufamd, Marta do Carmo Taques, vice-presidenta da OAB/MS, e Nelson Passos Alfonso, presidente da comissão (crédito da foto: Ascom OAB/MS)
Texto: Matheus Teixeira
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participa da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de MS (OAB/MS), que recentemente se reuniu para tratar da necessidade de formulação de propostas concretas para a ampliação de vagas em instituições de longa permanência ou mesmo da instalação de outras organizações.
De acordo com o defensor público Danilo Hamano Silveira Campos, coordenador do Núcleo Institucional da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd) da Defensoria de MS, no encontro foram apontados problemas decorrentes da carência de acolhimento para idosas e idosos, com foco na indicação de possíveis soluções. “Da parte da Defensoria, há atuação não só em casos individuais, como também em coletivos, inclusive fazendo a interlocução entre órgãos e instituições. Além disso, frisamos a importância de que as demandas sejam levadas ao conhecimento da Defensoria, facilitando a identificação de casos em que possamos agir”.
O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, também participou da reunião ordinária da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB/MS, pela internet.