A campanha “Faça Bonito” lembra o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Foto: DPEMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul participou, na noite de terça-feira (6), do lançamento da campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Centro Cultural de Água Clara.
No evento, a instituição foi representada pela defensora pública substituta Raphaela da Silva Nascimento, que destacou a importância de romper o silêncio e promover o debate sobre o tema, ainda cercado por tabus. “Falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes é sempre difícil, mas necessário. Porque o silêncio, nesse tema, não é neutralidade e sim cumplicidade”, afirmou a defensora.
A Instituição, segundo a defensora, atua diretamente na proteção de crianças e adolescentes e oferece acolhimento jurídico e social a vítimas e familiares.
“Atendemos diariamente mães, pais, responsáveis, e também as próprias crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade. Sabemos que a violência sexual tem rosto, endereço e, infelizmente, costuma se esconder atrás de lares, espaços e vínculos que deveriam proteger — não violar”, completou.
A defensora reforçou, ainda, que a proteção da infância é um dever compartilhado entre família, sociedade e Estado, conforme previsto no artigo 227 da Constituição Federal.
“Esse artigo não é apenas uma promessa, é um imperativo: garantir com absoluta prioridade os direitos à vida, à saúde, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Campanha
A campanha “Faça Bonito” lembra o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e convida todos os setores da sociedade a somar esforços em prol da infância segura e protegida.