A partir da esq.: Maria Fernanda Bitencourt, Andrei Mendonça, Giovanna Melgarejo, Daniella Uchôas e Nildo Silva (crédito da foto: Defensoria de MS)
Texto: Matheus Teixeira
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul está presente no 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas (Licicomp). De acordo com o governo estadual, um dos organizadores do evento, participam representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e gestores públicos municipais e estaduais “com foco em dispor de compras públicas mais inteligentes, transparentes e sustentáveis, e com objetivo de tornar a gestão pública mais ágil, eficiente e moderna”.
Andrei Dávalo Mendonça, coordenador de Licitação da Defensoria, entende que o encontro “demonstra a visão do governo do Estado e das instituições apoiadoras em aprimorar a eficiência nas contratações públicas”. Ele participa dos três dias de evento, de 6 a 8 de maio, junto com Nildo Vieira da Silva, diretor da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) da Defensoria, Maria Fernanda Bitencourt, assessora da SGA, Daniella Uchôas e Giovanna Melgarejo, analistas da Assessoria Jurídica (Assejur) da Defensoria Pública.
A programação do Licicomp, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, é formada por palestras, painéis e debates com autoridades e especialistas em licitações e compras públicas. “Trazer nomes renomados reforça a preocupação em capacitar e atualizar os agentes públicos que trabalham no planejamento e execução das licitações dos órgãos, que têm como foco o bom atendimento à população”, pontua Mendonça.
Na abertura do evento, anteontem (6), o coordenador de Licitação da Defensoria compôs a mesa de honra para representar o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini.
Realização – Além do governo de MS, o 1º Licicomp é organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso do Sul e pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Na abertura do evento estiveram presentes autoridades como o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo, o governador, Eduardo Riedel, o secretário estadual de Administração, Frederico Felini, a senadora Soraya Thronicke, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, e o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Itaquiraí, Thalles Henrique Tomazelli.
Andrei Mendonça representou o defensor público-geral na abertura do 1º Licicomp (crédito da foto: Edson Ribeiro/Assomasul)