Defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini na solenidade de encerramento do curso.
Por Carla Gavilan
O defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini esteve no encerramento do Curso de Formação Inicial do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) concluído pelas novas magistradas e magistrados, oferecido por meio da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS).
A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (05) na sede da Ejud-MS, onde o defensor público-geral foi recebido pelo diretor-geral da escola, desembargador Marco André Nogueira, e dialogou com as 17 novas juízas e juízes aprovados no 33º Concurso Público para o cargo de Juiz Substituto deste Estado.
Defensor público-geral com nova juíza de MS.
“O exercício da magistratura é desafiador e solitário, mas ressalto a importância das senhoras e dos senhores terem a sensibilidade de escutar as pessoas das localidades onde estiverem lotados. Desde as que batem à porta, que nos param na padaria, que querem conversar conosco no supermercado. Isso é muito enriquecedor, porque faz com que a gente viva aquela cidade e conheça a sua comunidade”, comentou o defensor-geral.
As novas magistradas e magistrados tomaram posse em 13 de janeiro de 2025 e participaram de 14 de janeiro a 30 de abril do programa de capacitação com o objetivo de prepará-los para os desafios inerentes ao exercício da magistratura, com conteúdo técnico, ético e prático da atividade judicial.
Cerimônia de encerramento aconteceu nessa segunda-feira (5), na Ejud.
“Sobre cada uma das senhoras e senhores, repulsa a imensa responsabilidade de interpretar e aplicar as leis, de solucionar conflitos, de proteger direitos e de garantir que a balança da justiça se mantém equilibrada, mesmo diante das mais complexas e perigadas situações que nós, certamente, já enfrentamos e enfrentaremos”, afirmou o diretor-geral da Ejud.
A cerimônia teve a palestra do desembargador aposentado Claudionor Miguel Abss, que discursou sobre o vitaliciamento da magistratura.