Servidoras e servidores do Nudem e Nufam participaram da reunião. (Foto: Nudem/ DPEMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou na sexta-feira (10) uma reunião com as novas servidoras e servidores de dois núcleos temáticos da instituição.
Conforme a coordenadora em exercício do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), defensora pública Edmeiry Silara Broch Festi, o objetivo foi alinhar as atribuições de cada núcleo, especialmente no que tange às demandas de atendimentos e encaminhamentos.
“Participaram da reunião servidoras e servidores do Nudem e Núcleo da Família. A integração entre os núcleos é fundamental, pois muitos casos apresentam questões que envolvem mais de uma área de atuação”, pontuou a coordenadora.
Segundo a defensora pública Thais Dominato Silva Teixeira, a ideia foi orientar, principalmente os atendentes do Nufam, Nudem e Núcleo da Criança e do Adolescente, sobre as atribuições de cada núcleo e quando é necessário fazer o encaminhamento.
“Fornecemos um check list para que eles consigam identificar, com clareza, situações de violência contra a mulher ou outras violências de gênero que precisam ser direcionadas ao Nudem”, explicou a defensora.
A ação teve como principais objetivos evitar reencaminhamentos desnecessários e reduzir a peregrinação das assistidas entre os núcleos. Durante a reunião, os atendentes esclareceram dúvidas sobre a atuação de cada núcleo e receberam orientações detalhadas para melhorar a triagem e o direcionamento dos casos.
O Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) também marcou presença no encontro, reforçando a integração entre os núcleos.
A coordenadora do núcleo, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, destacou a importância de alinhar os procedimentos.
“Assim como o Nudem está bem interligado com o Nufam, o Nudeca também está. Passamos as mesmas orientações sobre as atribuições de cada núcleo e quando os casos devem ser encaminhados ou mantidos em seus respectivos núcleos”, afirmou.