Reunião foi realizada na Escola Superior da Defensoria. (Foto Nudeca/ DPEMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou na tarde de sexta-feira (10), uma reunião com conselheiros tutelares de Campo Grande.
O encontro teve como objetivo esclarecer as diversas áreas de atuação e os núcleos temáticos da Defensoria, além de reforçar a colaboração entre os conselheiros e a instituição.
A coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, destacou a importância do evento para esclarecer dúvidas e alinhar procedimentos.
“A reunião foi fundamental para apresentar as áreas de atuação e os núcleos temáticos da Defensoria. Os conselheiros tutelares tiveram a oportunidade de discutir casos e entender melhor como acionar os núcleos, garantindo assim um atendimento mais eficiente”, afirmou.
Com a participação da defensora pública Edmeiry Silara Broch Festi, coordenadora em exercício do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), o encontro também abordou situações que envolvem violência contra mulheres e crianças, que frequentemente estão interligadas.
“Os conselheiros puderam entender melhor a atuação do Nudem e esclarecer dúvidas sobre os encaminhamentos. Esse alinhamento é essencial para fortalecer a rede de proteção”, ressaltou a coordenadora Edmeiry.
O evento foi realizado no contexto da comemoração de um ano de posse dos conselheiros tutelares, marcando um momento de reflexão sobre os desafios e avanços no trabalho em prol da proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Além de sanar dúvidas, os participantes discutiram casos e compartilharam experiências que contribuirão para uma atuação mais integrada entre os conselheiros e os núcleos da Defensoria Pública.
O encontro teve como objetivo esclarecer as diversas áreas de atuação e os núcleos temáticos da Defensoria (Foto: Nudeca/ DPEMS)