Diretoria eleita do CNCG para o ano de 2025. (Foto: Cedida)
Texto: Vitor Ilis
O Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG) apresentou o relatório anual de 2024, consolidando as principais ações e avanços realizados ao longo do ano. O documento aborda as deliberações e iniciativas que reforçam o papel estratégico das corregedorias no fortalecimento institucional das Defensorias Públicas em todo o país.
Entre os destaques do relatório estão as 11 reuniões ordinárias realizadas ao longo do ano, que discutiram temas como saúde laboral, regulamentação do trabalho remoto, acolhimento de grupos vulneráveis e o uso de dados estatísticos para otimizar o atendimento ao público. Além disso, foram apresentados projetos inovadores, como o Descomplica.Def e o Poranga Pesika, que ampliam a eficiência e inclusão no atendimento.
A corregedora-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPE-MS), Salete de Fátima do Nascimento, ressaltou a importância das reuniões do CNCG para o aprimoramento das Defensorias Públicas. “Foi um trabalho muito intenso realizado com grande comprometimento e eficiência, sempre pautado pelo respeito e pela escuta ativa. O intercâmbio de experiências com outras Defensorias Públicas do país só enriquece os serviços prestados por cada uma das instituições”, afirmou.
Além das discussões técnicas, o relatório também destacou iniciativas voltadas aos direitos humanos e à inclusão social. Entre elas, o Sistema de Atendimento Fundiário (SAF), que analisa vulnerabilidades em processos de regularização fundiária, e ações de educação socioemocional, mediação de conflitos e apoio à pessoa idosa.
Clique aqui para conferir o relatório completo.
Nova Diretoria do CNCG para 2025
Durante a última reunião ordinária do CNCG, realizada em dezembro de 2024, no Recife (PE), foi definida a Diretoria 2025 do Conselho. O corregedor-geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Marcelo Turela de Almeida, foi reconduzido à presidência por aclamação. A corregedora-geral da DPE-MS, Salete de Fátima do Nascimento, assumirá o cargo de 2ª vice-presidenta na nova gestão.