Texto: Vitor Ilis
Uma assistida da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, vítima de violência doméstica, encontrou apoio na instituição ao buscar ajuda após deixar seu estado de origem para fugir do agressor. A mulher, mãe de uma adolescente, veio para Mato Grosso do Sul em busca de segurança e foi acolhida pelo Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem).
“Minha vida se transformou em três malas e minha filha de 15 anos”, contou, ao destacar a transformação radical que viveu ao deixar uma vida estável para garantir a segurança de ambas.
Apesar de medidas protetivas, ela ainda sofreu agressões durante um processo de separação conturbado, incluindo um ataque violento do ex-companheiro. “Fiquei com a perna e o braço engessados por muito tempo, além do olho roxo”, relatou.
Com o suporte jurídico e o acompanhamento psicossocial oferecido pela Defensoria, ela conseguiu reestruturar sua vida. Além da assistência para pedir pensão para a filha, a mulher retomou sua vida profissional e conseguiu alugar um espaço próprio para morar.
Aos poucos, reconstruiu sua independência financeira e emocional. “Foi onde encontrei apoio, tanto para mim quanto para minha filha”, destacou.
Com o suporte da Defensoria, ela conquistou uma nova oportunidade de trabalho, o que a permitiu não apenas alugar uma casa, mas também adquirir um carro. “Se eu não tivesse tido esse apoio, não sei como estaria hoje”, afirmou. “Hoje estou conseguindo construir uma vida digna e tranquila para mim e minha filha.”
Ela também deixou uma mensagem de encorajamento a outras mulheres que enfrentam situações semelhantes: “Confie, tenha coragem. Se deu certo para mim, pode dar certo para alguém também.”
Na Capital, o Nudem realiza atendimento ao público em duas unidades:
- Av. Afonso Pena, 3850, Centro.
- Casa da Mulher Brasileira - R. Brasília, Lote A, quadra 2, s/n - Jardim Ima
Ou entre em contato pelo telefone: (67) 3313-4919.