Fotos e Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul marcou presença no lançamento do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação (Prevad), realizado nessa quinta-feira (7), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).
Na solenidade, o assessor para assuntos institucionais, defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva, representou o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini, e foi recebido pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos.
“A Defensoria Pública parabeniza o Tribunal de Contas do Estado pelo lançamento do Prevad. Esse programa inspira outras instituições a adotarem políticas de prevenção ao assédio e discriminação, tema que também tratamos com a COPEAD, nossa Comissão de Preservação da Qualidade do Relacionamento Interpessoal no Trabalho, criada em 2020”, destacou o defensor.
O encontro, idealizado pelo TCE-MS, ofereceu palestras sobre prevenção e combate ao assédio e à discriminação, ministradas por profissionais especializados: a juíza e ouvidora da mulher do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região, Ana Paola Balsanelli; a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Campo Grande (DEAM), Elaine Benicasa; e o psicólogo Eliezer Grillo Barbosa, da Prefeitura de Campo Grande.
O evento também lançou uma cartilha educativa que visa orientar servidoras e servidores públicos, trabalhadoras e trabalhadores em geral sobre a construção de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. O documento destaca a importância de relações baseadas no respeito mútuo e na equidade, essenciais para o bem-estar coletivo e uma convivência harmoniosa.
“Acreditamos ser papel das instituições públicas garantir um ambiente respeitoso, e reforçamos nosso compromisso com a defesa das vítimas e com a promoção de um ambiente de trabalho seguro e digno”, reforçou o defensor público.
A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa; e demais autoridades estaduais.