Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul realizou a solenidade de posse para as aprovadas e aprovados no primeiro concurso público de provas e títulos da Instituição, destinado ao quadro de apoio técnico-administrativo.
O evento aconteceu no auditório do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande, na noite dessa segunda-feira (21).
A cerimônia teve a presença da subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima; do subdefensor público-geral, Homero Lupo Medeiros; da corregedora-geral, Salete de Fátima do Nascimento; do chefe de gabinete, José Gonçalves de Farias; do assessor para assuntos institucionais, Mateus Augusto Sutana e Silva; da gestora de Projetos e Convênios, Renata Gomes Bernardes Leal; da defensora e dos defensores adidos ao gabinete, Jane Inês Dietrich, Gustavo Pinheiro Silva e Pedro de Luna Souza Leite.
A solenidade também recebeu defensoras e defensores públicos coordenadores de regionais e de núcleos especializados, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jerson Domingos; o defensor público-chefe da DPU/MS, Vinicius Rissato; familiares e amigos das empossadas e empossados.
Em seu discurso, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, destacou a importância do momento para a Instituição e para a população atendida pela Defensoria.
“A posse hoje simboliza a efetivação de mais uma proposta dessa atual gestão, investir na estrutura da Defensoria e garantir o melhor atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Lembrem-se que o ato de servir na Defensoria é, muitas vezes, a última esperança para aqueles que enfrentam dificuldades”, pontuou.
O defensor-geral também enfatizou o esforço dos membros da Administração Superior em proporcionar uma estrutura mais eficiente por de investimentos tanto na capacitação de pessoal quanto na modernização de equipamentos e expansão das unidades de atendimento.
Defensoria em números
Nos últimos anos, conforme o defensor-geral, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul tem se destacado pelo aumento no número de atendimentos e pela ampliação de suas atividades.
Entre janeiro e setembro de 2024, a Instituição ultrapassou 365 mil atendimentos, superando o total registrado em 2023, demonstrando o impacto das iniciativas voltadas para melhorar o acesso à Justiça no Estado.
A Defensoria também tem levado seus serviços a comunidades mais distantes por meio do projeto de atendimento móvel, que já realizou mais de 1.200 atendimentos neste ano, atingindo populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
“Ser servidor público da Defensoria é mais que uma escolha de carreira, é a decisão de servir ao outro”, concluiu o defensor-geral.
Servir quem precisa
Paulo Arakaki Júnior, servidor empossado no cargo de analista na área de desenvolvimento de sistemas, falou em nome dos novos servidores, expressando a alegria e a responsabilidade de iniciar essa nova jornada profissional.
“É com muita alegria no coração que venho representar todos os empossados. Estamos prontos para contribuir com essa instituição que é tão importante para a justiça e para a cidadania. Estamos prontos para somar ao time da Defensoria e desempenhar um trabalho que faça a diferença na vida das pessoas que mais precisam”, afirmou.