Texto: Vitor Ilis
Em alusão ao Setembro Verde, mês da Inclusão, e ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), esteve no Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, vinculado à Rede de Ensino de Campo Grande (Semed).
A coordenadora do núcleo, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, explica que a visita tratou de demandas específicas de alunos com deficiência e altas habilidades.
“O local desenvolve parcerias e ações que visam incluir estudantes com necessidades específicas nas escolas da Rede Municipal de Ensino e, por isso, o encontro foi agendado para tratarmos da busca por soluções rápidas para a garantia da inclusão educacional dessas crianças e adolescentes da Reme”, relatou a coordenadora do núcleo, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino.
O foco, conforme a defensora, “é criar condições que favoreçam o acesso e a permanência desses alunos para promover a inclusão educacional através de projetos pedagógicos”.
O espaço também abriga o Departamento de Educação Especial e o Núcleo Braille, ambos essenciais para o suporte educacional de alunos com deficiências e altas habilidades.