Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de MS participou de um evento acadêmico na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Paranaíba, com foco na educação em direitos e no papel da instituição no Tribunal do Júri. A defensora pública substituta Gabriela Sant'anna Barcellos foi convidada para ministrar uma palestra aos alunos do 4º ano do curso de Direito, como parte do Projeto de Extensão Acadêmica “Tribunal do Júri: rituais e polêmicas VIII”.
O evento teve como objetivo promover uma aproximação entre a Defensoria Pública de MS e a comunidade acadêmica, destacando a importância do trabalho da instituição na garantia de defesa dos mais vulneráveis.
Defensora pública Gabriela Sant'anna Barcellos durante palestra.
Na palestra, a defensora pública abordou as diversas atuações da Defensoria no Tribunal do Júri, esclareceu que os defensores não atuam apenas na defesa de réus, mas também podem representar vítimas, conforme previsto na Lei Maria da Penha.
“A Defensoria Pública possui a missão institucional de educar em direitos e participar ativamente das comunidades onde está inserida. Quando a Defensoria vai até a Universidade, mostramos não apenas o nosso papel, mas também as possibilidades de atuação, o que pode abrir a mente dos estudantes e conscientizar a comunidade sobre seus direitos e a quem procurar em caso de violação”, explicou Gabriela.
O projeto “Tribunal do Júri: rituais e polêmicas VIII”, coordenado pela prof.ᵃ Dr.ᵃ Lisandra Moreira Martins, proporcionou aos estudantes um diálogo aberto sobre o funcionamento da justiça criminal e o papel da Defensoria Pública na proteção dos direitos humanos e na promoção da justiça para os mais vulneráveis.