Texto: Guilherme Henri
Um projeto inovador da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul tem incentivado a coleta seletiva e a preservação ambiental em Sidrolândia.
A ação é da defensora pública Joanara Hanny Messias Gomes, titular da 1ª DP da comarca de Sidrolândia.
Conforme a defensora, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma) de Sidrolândia, foi criado um espaço no prédio da Defensoria para que assistidas, assistidos, servidoras e servidores possam, voluntariamente, descartar esses materiais adequadamente.
A proposta, que surgiu da preocupação com o descarte inadequado de resíduos tóxicos e seus impactos ao meio ambiente e à saúde pública, já demonstra resultados expressivos.
“A iniciativa coleta materiais como pilhas, baterias, lâmpadas de pequeno porte e tampas plásticas que, se descartados de maneira incorreta, contaminariam o solo e a água, colocando em risco a saúde da população local. Além disso, a ação colabora com a cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Sidrolândia, aumentando a renda dos trabalhadores”, pontua a defensora.
Expansão
Inicialmente, foram instalados recipientes para a coleta de tampinhas plásticas, e centenas delas já foram recolhidas.
Posteriormente, o projeto foi ampliado, abrangendo pilhas e baterias, e arrecadando cerca de 30 kg de materiais recicláveis.
A iniciativa também foi estendida a outros órgãos públicos da cidade, como o Poder Judiciário e o Ministério Público.
A defensora pública destaca a importância do engajamento da sociedade.
“A Defensoria Pública deve se preocupar com o meio ambiente, que é um bem comum a todos e todas. Precisamos colaborar para um futuro mais sustentável”, afirmou Joanara.