Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID) de Caracol, realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
No evento, o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini foi representado pelo defensor público substituto Diogo Alexandre de Freitas.
“Como a cidade não é sede de comarca, era preciso que os munícipes se deslocassem para a cidade de Bela Vista. Assim, considerando que a Defensoria Pública pode fazer uso do PID para facilitar o atendimento com as assistidas e assistidos, evitando gasto com transporte, o local se mostra como uma excelente ferramenta de trabalho, inclusive já há movimentação para ser utilizada pela Defensoria ainda nesse mês de setembro. É uma iniciativa que aproxima, ainda mais, a Defensoria Pública de MS com a população de Caracol”, afirma o defensor substituto.
Os Pontos de Inclusão Digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais. Por meio desses locais, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos podem atuar por intermédio de futuras parcerias firmadas visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços judiciais, proporcionando maior agilidade e efetividade na resolução de demandas.