Texto: Guilherme Henri
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, participou da 89ª Reunião do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada entre os dias 18 e 19, em São Paulo–SP.
A reunião, presidida pela defensora pública-geral de SP, Luciana Jordão, teve, dentre as pautas, o debate sobre o aprimoramento da instituição, à ampliação do acesso à Justiça e ao alinhamento de ações institucionais em âmbito nacional.
“É um encontro que nos permite trocar muitas experiências, acompanhar os projetos e iniciativas de outros estados, e que fortalecem o papel da instituição no contexto nacional”, afirma o defensor-geral.
Além das chefias das Defensorias e do presidente do Condege, Oleno de Matos, defensor público-geral de Roraima, o evento teve a participação da presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte; e do jurista Kazuo Watanabe, professor de direito processual civil da Faculdade de Direito da USP e estudioso de temas como solução de conflitos e acesso à justiça.
Visita técnica
Como parte da programação da agenda em São Paulo, os defensores públicos adidos ao gabinete, Gustavo Henrique Pinheiro Silva e Pedro de Luna Souza Leite, realizaram uma série de visitas técnicas nas unidades de atendimentos da Capital paulista.
“As visitas foram extremamente produtivas e proporcionaram um intercâmbio de boas práticas e inovações que podem ser aplicadas em nosso estado. Essas visitas permitiram uma análise detalhada das iniciativas exitosas em outras defensorias e abriram portas para futuras colaborações e parcerias, reforçando o compromisso com a excelência e a eficiência na prestação de serviços à população de Mato Grosso do Sul”, pontua o defensor adido ao gabinete.
O tour técnico foi guiado pelos defensores públicos de SP, Pedro Feilke, Douglas Nunes e David Martins.