Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul destacou a defesa do consumidor durante entrevista à rádio Mega 94, na tarde desta quarta-feira (18).
O assunto foi destacado pela defensora pública Claudia Bossay Assumpção Fassa, que é titular da 2ª Defensoria Pública de Promoção e Defesa do Consumidor e demais Matérias Cíveis Residuais na Capital.
Conforme a defensora, os principais assuntos destacados no programa foram ações relevantes da instituição, como a revisão de contratos de financiamento e a proteção de consumidores contra promessas enganosas de redução de juros.
“Atualmente, lidamos com a proliferação de empresas que prometem revisões milagrosas de contratos de financiamento, geralmente com o intuito de reduzir as taxas de juros de veículos. Contudo, essas promessas raramente se concretizam, deixando consumidores ainda mais endividados”, disse.
Nesta questão, a defensora pública descreveu como as empresas, sem conhecer as condições financeiras dos clientes ou as cláusulas dos contratos, cobram altas taxas por um serviço que não é prestado.
“Isso gera ainda mais frustração e dívidas. Em alguns casos, os consumidores pagam até metade do valor de um veículo apenas pela promessa de baixar os juros, mas acabam com uma dívida adicional e sem qualquer resultado”, pontua.
Segundo a defensora, a instituição tem atuado fortemente para auxiliar assistidas e assistidos nessas situações, buscando anular contratos fraudulentos e restaurar a dignidade financeira dos cidadãos.
“A orientação e a análise criteriosa são essenciais para que o consumidor saiba quais são suas reais possibilidades. Além disso, a educação financeira é fundamental nesse processo. O consumidor precisa refletir sobre suas compras e entender as taxas de juros envolvidas, bem como os riscos de financiamentos a longo prazo”, disse.
Por fim, a defensora reforçou que a Defensoria está à disposição para atender casos de urgência e que o agendamento é a melhor forma de garantir um atendimento tranquilo e eficiente.
Serviço
Na Capital, a Defensoria de Defesa do Consumidor está localizada na unidade Antônio Maria Coelho. Contudo, qualquer agendamento pode ser realizado no portal da instituição (Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul) ou até mesmo nas unidades Fáceis.
No interior, a assistida e o assistido podem buscar a unidade mais próxima ou também utilizar o agendamento online via portal.