Fotos: Vitor Ilis
Texto: Vitor Ilis | com informações do TJMS
A Defensoria Pública de MS e instituições parceiras realizam o Congresso das Carreiras Jurídicas de Mato Grosso do Sul: Inteligência Artificial e Direito Digital, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
O subdefensor público-geral, Homero Lupo Medeiros, representou o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini, na solenidade de abertura, na noite dessa quinta-feira (05).
“O Congresso foi uma oportunidade ímpar para que profissionais das carreiras jurídicas do estado pudessem se aprofundar em discussões atuais e emergentes que moldam o direito e a tecnologia. As trocas de conhecimento e experiências realizadas foram extremamente benéficas, reafirmando o compromisso das Instituições com a excelência e inovação no serviço público. Estou confiante de que os insights compartilhados no evento continuarão a influenciar positivamente na Defensoria Pública, assegurando nossa relevância e eficácia na proteção dos direitos dos cidadãos na nova era digital”, destaca o subdefensor-geral.
A cerimônia teve a participação da coordenadora do Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd), defensora pública Regina Célia Magro, da defensora Kátia Cardoso e das defensora públicas de 2ª Instância Marisa Nunes dos Santos Rodrigues e Maria Rita Barbato.
Medeiros também destacou o impacto positivo da IA no acesso à justiça. “Acredito que a integração da IA no cotidiano das instituições jurídicas não só otimiza o trabalho dos defensores, como também facilita o acesso à justiça para todos”, pontua.
O subdefensor também participou como debatedor da palestra: “A advocacia pública digital e seus impactos para o aperfeiçoamento do sistema de justiça”, ministrada pelo procurador do estado de Alagoas, Luís Manoel Borges do Vale.
Congresso
O encontro realizado nos dias 5 e 6 teve como foco os profissionais de direito, servidores, magistrados e acadêmicos. A palestra de abertura foi conduzida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Sérgio Domingues, com o tema “Direito Digital: novas tecnologias e a construção da justiça do futuro”.
Entre os convidados especiais, estão: juiz federal Raul Mariano Júnior; conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto e Silva; e o advogado e professor da FGV, Osny Silva Filho.
Ao final de cada ciclo de palestras foram apresentados os sistemas de inteligências artificiais e tecnologias utilizados pelas instituições participantes, oferecendo aos congressistas uma visão prática e aplicada dessas inovações.
O congresso é uma realização do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), e em parceria com a Justiça Federal da 3ª Região – TRF3, por meio da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS), por meio da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE), a Defensoria Pública da União (DPU), por meio da Escola Nacional da Defensoria Pública da União (ENADPU), a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Anoreg-MS) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS).