Texto: Vitor Ilis
A comunidade do Parque do Lageado, em Campo Grande, recebeu a Van dos Direitos na última semana.
A ação itinerante da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul aconteceu na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, onde oferece serviços jurídicos e orientações a muitas famílias. Essa edição teve a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande e outras instituições.
“A procura maior é sempre na área de família, mas atendemos casos criminais, cíveis, fazenda pública, consumidor, entre outros. Algumas pessoas, talvez, não teriam como custear uma passagem de ônibus para ir até uma unidade da Defensoria e, aqui, nesta ação dentro do bairro, o atendimento móvel facilita o acesso aos serviços jurídicos e outras orientações”, explica a defensora pública Francianny Santos.
Foi o caso de Valéria Otávio Pereira, uma das assistidas atendidas.
“Já tinha um tempo que eu precisava de orientação sobre a isenção do IPTU, pois não tinha certeza se eu teria direito, e também para saber sobre o Cadastro Único. Fiquei sabendo pelas redes sociais que a Defensoria realizaria atendimento aqui pertinho de casa.”
A moradora Tatiane Melissa Feitosa ressaltou a agilidade do atendimento.
“Aproveitei que o mutirão ia ser aqui no meu bairro e vim para resolver uma pendência sobre pensão do meu filho. Deu tudo certo e foi muito rápido. Recebi todas as informações que precisava. Recomendo o atendimento da Defensoria.”
A Van dos Direitos é parte de um esforço contínuo da Defensoria Pública de MS para aproximar seus serviços da população, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. Além dos atendimentos jurídicos, a ação também ofereceu serviços de atualização de cadastro em programas sociais, tarifas sociais de energia elétrica, água e esgoto, oferta de vagas de emprego, entre outros.