Texto: Guilherme Henri
A Black Friday é uma das datas mais aguardadas para muitas pessoas que buscam adquirir itens essenciais com valores mais acessíveis em relação aos praticados no mercado, durante o ano.
Para o período, o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor de demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon), defensor público Carlos Eduardo Oliveira, listou uma série de cuidados que assistidas, assistidos e demais consumidores devem tomar ao efetuarem compras online. Esta é a sexta edição de artigos de defesa do consumidor, para a promoção de educação em direitos.
Pesquisa e Comparação de Preços
Conforme o coordenador, antes de realizar uma compra é essencial verificar se o produto desejado está com um preço realmente promocional.
“Algumas lojas podem aumentar artificialmente os valores antes da Black Friday, para depois oferecerem descontos que, na realidade, não são tão vantajosos quanto aparentam. Existem diversas ferramentas e sites especializados que auxiliam os consumidores nisso, o que possibilita a comparação em diferentes lojas”, pontua.
Golpes Comuns
Em períodos de promoções como a Black Friday, surgem oportunidades para golpes e fraudes digitais, como:
Phishing
Golpistas enviam e-mails ou mensagens falsas, imitando marcas conhecidas, na tentativa de obter informações pessoais e financeiras. Evite clicar em links suspeitos e jamais compartilhe senhas ou dados bancários por meio de mensagens não verificadas.
Sites Falsos
Ao realizar compras online, certifique-se de que está navegando em sites seguros e confiáveis, verificando se o endereço do site inicia com "https://", se apresenta o ícone do cadeado e procure por informações de contato e políticas de privacidade claras.
Ofertas Mirabolantes
Desconfie de ofertas que parecem ser vantajosas demais. Golpistas criam promoções falsas para mexer com as emoções e atrair consumidores desavisados.
Política de Troca e Devolução
“Antes de efetuar uma compra, é importante conhecer a política de troca e devolução da loja. Verifique se as condições são claras e se atendem às suas expectativas, caso seja necessário devolver ou trocar o produto adquirido”, lembra o coordenador.
Defensoria sempre alerta
Por fim, o defensor enfatiza que “em caso de qualquer problema ou dúvida, o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública está à disposição para oferecer orientação e suporte aos consumidores”.
Na Capital, o Nuccon está localizada na Unidade Centro, na rua Antônio Maria Coelho, 1668. Em outras cidades do Estado, assistidas e assistidos podem buscar atendimento relacionado à área do consumidor em qualquer unidade da instituição.
Vale lembrar que a Defensoria Pública oferece atendimento presencial, em Campo Grande, nas Unidades do Fácil (Guaicurus, Aero Rancho e General Osório) e também por meio da Plataforma Virtual.
Confira a 5ª edição AQUI!