Danielle Valentim
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do XV Congresso de Defensoras e Defensores Públicos (Conadep), considerado o maior evento de Defensoria Pública da América Latina. O encontro aconteceu entre os dias 8 e 11 de novembro, e é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) em parceria com Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP).
“Além de promover a integração entre defensoras e defensores de todo o país, o congresso discute os principais temas relacionados à Instituição e o papel das Defensoria Pública na sociedade”, pontua a defensora pública-geral e secretária adjunta do Condege, Patrícia Elias Cozolino de Oliveira.
De acordo com a Anadep mais de 1000 pessoas ocuparam o auditório principal do Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia, para acompanhar a cerimônia de abertura do congresso, ocasião em que houve a entrega do Colar do Mérito – a maior homenagem da categoria às cidadãs e cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à cidadania, à Defensoria Pública e para o acesso à justiça das pessoas em situação de vulnerabilidade. Logo depois, foi proferida a palestra “Democracia, desigualdades e sistema de justiça".
De acordo com a Anadep, mais de 1000 pessoas ocuparam o auditório na abertura do XV Conadep.
Entre as defensoras e defensores de MS que estiveram no Conadep 2022, estão: defensora pública de Segunda Instância Maria Rita Barbato; defensora pública de Segunda Instância Christiane Maria Jucá; defensora púlica de Segunda Instância Zeliana Luzia Delarissa Sabala; defensora pública de Segunda Instância Neyla Mendes; defensor público Leonardo Mendes; defensora pública da comarca de Sidrolândia, Joanara Hanny Gomes; defensora pública da comarca de Miranda, Maria Clara Porfírio; defensor público Antônio César Bauermeister; defensora pública da comarca de Pedro Gomes, Janaina Gabriela Caetano; e a presidente da Adep-MS, defensora pública de Segunda Instância Olga Lemos.