Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e Consórcio Guaicurus, realiza no próximo dia 16 de março, ação de entrega de cartilhas sobre a violência sexual, no Terminal Morenão. A distribuição do material faz parte da campanha “Importunação Sexual no Ônibus é Crime”.
A coordenadora do Nudem, defensora pública Thais Dominato, reforça a importância da educação em direitos, tendo em vista que mulheres informadas denunciam com mais frequência.
“A Defensoria ainda não recebe denúncias de importunação sexual, mas estamos trabalhando juntos nesta campanha para que usuárias do transporte coletivo conheçam seus direitos. A exemplo de outras violências, como a obstétrica, mulheres aprenderam e passaram a denunciar após campanhas e ações informativas. Então essa é uma iniciativa para que as mulheres passem a denunciar”, pontua a coordenadora.
Além da distribuição de material, a coordenadora do projeto, defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino, detalha a iniciativa.
“Cartazes informativos serão afixados nos veículos pertencentes ao Consórcio Guaicurus e terminais da capital. Além da entrega de cartilhas, temos a intenção, também, de realizar oficinas de capacitação para trabalhadores do transporte público, em parceria com a Semu, que desde 2019 já realiza ações educativas”, explicou.
Locais e datas da entrega de cartilhas
16/03: Terminal Morenão – 17h às 18h
23/03: Terminal Bandeirantes - 17h às 18h
30/03: Terminal General Osório - 17h às 18h