Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS tem realizado uma vez ao mês a “Oficina das Famílias”, uma adaptação do curso Pais e Mães Online do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro, que acontece de forma virtual, foi criado para ajudar as partes envolvidas em um processo a entender melhor conflitos familiares como a guarda, alimentos e divórcio.
A defensora pública Jamile Gonçalves Serra Azul, que atua na comarca de Corumbá, explica que a “Oficina das Famílias” foi idealizada pela defensora pública Patrícia Pithan Pagnussat Fan, do Rio Grande do Sul, para assistidos e assistidas.
“O encontro tem acontecido uma vez por mês, onde todas as pessoas que serão atendidas por mim na área da família são orientadas sobre o Direito Sistêmico como uma nova forma de olhar os conflitos. O resultado tem sido gratificante com uma avaliação de mais de 90% dos usuários de que sua participação foi muito útil, refletindo também no aumento do número de acordos”, pontua a defensora.
A oficina funciona como instrumento de educação em direitos e oferece espaço para a reflexão. Uma das assistidas participantes, que terá a identidade preservada, avalia a experiência como positiva.
“Eu achei diferente e proveitosa a proposta, porque as pessoas têm muitas dúvidas com relação aos temas apresentados. Participei com mais dez integrantes e tivemos a oportunidade de debater dúvidas. Ficou fácil de compreender”, avalia a assistida.
Conforme a defensora, o uso de metodologias alternativas, como o Direito Sistêmico e as constelações familiares, vem mostrando novos caminhos para os operadores do Direito.