Evento reuniu lideranças indígenas de todo o Estado.
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da consulta pública com líderes de aldeias indígenas sobre a implantação do “Programa Povos Indígenas Esporte e Cidadania” do Governo do Estado.
A iniciativa entre os órgãos tem o objetivo de fomentar a prática do esporte dentro dos territórios indígenas de forma a atender um grande público.
No encontro, a instituição foi representada pela coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção de Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), defensora pública de Segunda Instância, Neyla Ferreira Mendes.
“A Defensoria Pública sempre será parceira de inciativas como essa, que primeiramente dão voz à população indígena. Desse modo, os programas cumprem seu real objetivo, que é o de atender as reais necessidades dentro das comunidades”, destacou a coordenadora.
Coordenador do Nupiir, defensora pública de Segunda Instância Neyla Ferreira Mendes.
Na sequência, o titular da Secretaria de Cultura e Cidadania, João César Mattogrosso, afirma que a consulta pública é instrumento de fortalecimento da identidade das culturas tradicionais, estimulando valores originais e intercâmbio entre as etnias para a promoção da cidadania indígena.
“Não queremos um projeto construído em gabinete, mas sim ouvindo, consultando a comunidade. Mais do que a prática esportiva, os jogos marcam a celebração de culturas e a valorização dos povos indígenas”, afirma.
Já o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destacou que, “essa é uma ação muito importante do Governo do Estado na área da cidadania e do esporte, que é ouvir os povos indígenas para que a gente possa ampliar o acesso à prática desportiva em Mato Grosso do Sul”.
Coordenadora do Nupiir e secretário João Cesar Mato Grosso.