Texto: Danielle Valentim
Membros da Comissão de Preservação da Qualidade do Relacionamento Interpessoal do Trabalho, Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (Copead), da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, se reuniram, nessa terça-feira (8), para a 1ª reunião do ano. O encontro virtual debateu o cronograma para 2022 e deliberou sobre a campanha contra o assédio moral, sexual e a discriminação no ambiente de trabalho.
Esta será a terceira fase do programa iniciado em 2020, por iniciativa da então, primeira subdefensora-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, hoje atual defensora pública-geral.
A primeira etapa de oficinas capacitou servidoras e servidores, defensoras e defensores públicos no formato virtual. A segunda fase aconteceu, em 2021, ofereceu oficinas presenciais na Escola Superior da Defensoria Pública de MS (ESDP). Todas as pessoas integrantes do quadro de pessoal da Defensoria Pública de MS foram divididas em 20 turmas.
“O aprendizado tem de fazer parte nossa vida, mas o objetivo principal da Comissão é a promoção e permanência de um ambiente respeitoso e saudável de trabalho”, pontua a primeira subdefensora-geral, Maria Rita Barbato.
Atualmente, a Comissão do biênio 2020/2022 é formada pelas seguintes pessoas:
Primeira subdefensora-geral, Maria Rita Barbato;
Ouvidora-geral da Defensoria Pública de MS, defensora pública de Segunda Instância Salete de Fátima do Nascimento;
Coordenadora do Nudem, defensora pública Thais Dominato;
Coordenadora do Nupiir, defenzsora pública de Segunda Instância Neyla Ferreira Mendes;
Coordenador do Nudedh, Mateus Sutana e Silva;
Assessora técnica da ESDP, Moema Guedes Urquiza;
Assessora do Nudeca, Victória Georgia Cheuiche de Oliveira;
Assessora parmalamenta da DPMS, Kátia Regina Nunes Ribeiro Motti;
Psicóloga Nudem, Keila de Oliveira Antônio; e
Defensora pública Linda Maria Silva Costa.