Guilherme Henri
A Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (ESDP) divulgou os primeiros eventos de 2022.
Conforme a diretora da ESDP, defensora pública Claudia Bossay Assumpção Fassa, o primeiro debate será “Atenção à saúde mental de crianças e adolescentes e o atendimento na rede pública”, realizado no dia 02 de fevereiro (quarta-feira).
A temática terá a participação da coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino; do coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva; da coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde Pública, às Pessoas com Deficiência e dos Idosos (Naspi), defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz; e da coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina Ametlla Guimarães.
O encontro será realizado somente no formato remoto e transmitido pelo canal oficial da ESDP no Youtube às 17h (horário de MS).
Na sequência, no dia no dia 09 de fevereiro, o doutor em direito público, Fábio Carvalho Leite, ministrará palestra sobre a “Liberdade de Expressão na Internet”, com início previsto para às 18h e também será transmitido pelo Youtube.
Já no dia 16 de fevereiro, “Audiência de Custódia e Defensoria Pública” será o tema central do evento que contará com a participação do defensor público de MT, Carlos Eduardo Freitas de Souza, e do coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário, defensor público Cahuê Duarte e Urdiales.
“A presunção de inocência no Brasil e a prisão em segunda instância” é o tema do encontro do dia 17 de fevereiro. A live será ministrada pelo doutor em direito penal, Davi Paiva Costa Tangerino.
No dia 18, a Escola Superior traz a discussão sobre o “Bulliying e violência escolar: respostas da intervenção tutelar educativa e o ECA – paralelo entre Brasil e Portugal”, com a participação do defensor público Rodrigo Zoccal e da doutora Margarida Maria Oliveira Santos, professora na universidade do Minho em Portugal.
Por fim, a programação de eventos do mês de fevereiro será encerrada com o projeto Vamos Pensar Direito que apresentará o debate sobre “Racismo no Brasil: o dito e o não dito”, com a presença do professor Paulo Alberto Vieira.
“O projeto Vamos Pensar Direito é o nosso destaque e será realizado preferencialmente às quartas-feiras sempre com uma temática diferente, durante todo o ano”, disse a diretora da ESDP.
Inscrições
As inscrições para os três eventos já estão abertas e podem ser feitas no portal institucional da Defensoria Pública de MS (www.defensoria.ms.def.br). Basta selecionar o campo “Para o Cidadão” e selecionar a opção “inscrições online ESDP”.