Guilherme Henri
Com a Van dos Direitos, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul levou o atendimento móvel aos moradores do Jardim Noroeste em mais uma ação social "Cidadania Ativa", promovida pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic).
A iniciativa foi criada para atender os bairros com maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade.
Os atendimentos à população foram realizados pela primeira subdefensora pública-geral, Maria Rita Barbato; defensora pública Anna Claudia Rodrigues e defensora pública substituta Fernanda Leal.
“Na ação, realizamos atendimentos nas áreas de família, consumidor, infância e juventude, além da educação em direitos. O atendimento móvel da instituição garante o acesso à Justiça a essa parcela da população que, muitas vezes, não resolveria suas pendências por morarem em áreas remotas e de difícil acesso”, disse a primeira subdefensora pública-geral.
Acesso à Justiça
O assistido Jessé Gonçalves da Silva, de 55 anos, buscou o atendimento da instituição para tentar resolver uma questão financeira.
“Tinha uma negociação em andamento e acabei pagando errado no acordo. Pensei que não teria solução, mas consegui resolver com a Defensoria. Durante a semana não me sobra muito tempo para ir até um prédio e não sei muito bem mexer na internet, então, fazer aqui me ajudou muito”, disse o assistido.
Atendimento Móvel
O projeto “Vans dos Direitos” foi implementado na Defensoria Pública de MS em razão de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com recurso proveniente de emenda parlamentar do, então, senador da República por Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka.
O objetivo é o de beneficiar pessoas de bairros afastados das unidades centrais da Defensoria Pública e possibilitar maior acesso da população aos serviços da instituição.