Texto: Carla Gavilan com informações do TJMS
A defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, recebeu a Ordem do Mérito Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, honraria concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça de MS, des. Carlos Eduardo Contar.
A comenda, entregue em solenidade especial realizada nessa sexta-feira (3), é destinada a personalidades e entidades por serviços ou méritos que “os tenham tornado dignas do reconhecimento da justiça sul-mato-grossense”, destacou o presidente do TJMS.
Instituída em maio de 2021, a Ordem do Mérito Judiciário é composta pelo grau Grande Colar, privativo do presidente do Tribunal de Justiça, e dos graus outorgados Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial; e Cavaleiro.
A defensora pública-geral foi homenageada com o grau Grande Oficial.
"Dedico essa homenagem à história da Defensoria Pública de MS, que completará 40 anos em 2022, e a todas as assistidas e assistidos do nosso Estado, razão do nosso servir", pontuou a defensora-geral.
Em seu discurso na solenidade, o idealizador da honraria, des. Carlos Eduardo Contar, ressaltou que ser merecedor da Ordem simboliza triunfo ímpar à existência. “Não importa se empreendendo uma grande obra ou uma série de pequenos projetos, certo é que cada um dos agraciados que hoje recebe a Ordem do Mérito Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul cumpre com dignidade a missão que lhes cabe, e por este valoroso motivo sairão daqui com merecido reconhecimento”, destacou o presidente do TJMS.
As insígnias poderão ser utilizadas em sessões solenes, oficiais e de gala, respeitada a dignidade da Ordem, e membros da Ordem só podem ser promovidos quando respeitado o interstício de dois anos após a nomeação ou promoção anterior.
Saiba mais – A insígnia da Ordem é conferida a pessoas jurídicas, instituições civis, religiosas e às organizações militares, nacionais ou estrangeiras, que serão nela admitidas sem grau, sendo aposta em suas bandeiras ou estandartes ou entregues aos seus representantes legais.