Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS participou do Dia “D” da vacinação dos estudantes de todas as redes de ensino do Estado. A ação do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), aconteceu simultaneamente, nesta terça-feira (7), em 82 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) dos 79 municípios de MS.
O dia D faz parte da Campanha "Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!", lançada no último dia 29 de novembro, que tem por objetivo uma busca ativa de alunos com 12 anos ou mais que ainda não se vacinaram.
A primeira subdefensora pública-geral, Maria Rita Barbato, pontua a importância da ação, principalmente com a aproximação das férias.
“A Defensoria participa e apoia campanhas como esta, pois é de extrema importância imunizar estes adolescentes, de 12 a 17 anos, para que eles possam encontrar os parentes nas férias com segurança. A administração superior também enviou ofício a todas as defensoras e defensores públicos de todas as comarcas para que apoiem e compareçam nas demais escolas que receberão o Dia D de vacinação”, garante.
Para a coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Maria Paulino, o “Dia D” nas escolas é o fechamento de um ciclo de trabalho que o Governo, Defensoria e secretarias realizaram o ano todo no enfrentamento à covid-19.
“Nós atuamos desde o início da pandemia, a princípio, no monitoramento dos casos de infecção por covid-19 no sistema socioeducativo Estadual, e depois na conscientização da importância da imunização. Hoje é um dia muito feliz e gratificante”, frisa a coordenadora.
A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Motta, destaca a abrangência da ação. “O Dia D não se resume apenas à rede estadual, mas também às redes municipais e escolas privadas. Este é o momento de confiarmos na ciência e buscarmos a vacinação”, disse.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, reforçou a aproximação das férias e pontua que a iniciativa é estratégica. “Muitos pais pretendem viajar para outros municípios, dentro ou fora do Estado, e assim queremos garantir que estes adolescentes estejam protegidos e imunizados contra a Covid-19”, destacou.
As alunas e alunos imunizados foram acompanhados dos pais ou apresentaram a autorização dos responsáveis. O imunizante disponibilizado foi o da Pfizer, mediante demanda das secretarias municipais de Saúde, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.