Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de MS, em apoio à Prefeitura de Corumbá, cidade a 426 km de Campo Grande, auxiliou no resgate de uma mulher de 27 anos que era agredida e mantida em cárcere pela família do ex-cônjuge no município fronteiriço com a Bolívia. A intermediação da Instituição ocorreu, especificamente, na obtenção da passagem aérea.
A coordenadora da 2ª Regional de Corumbá, defensora pública Renata Bravim, explica que a Defensoria tomou conhecimento do caso por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram), em Corumbá.
De acordo com a defensora, após o ex-companheiro da vítima ser encaminhado para situação de cárcere, a mulher, que estava gestante, passou a residir com a sogra.
“Conforme o relatório psicológico, não bastasse a violência doméstica no relacionamento, ela começou a ser agredida fisicamente pela família do ex-marido, mesmo grávida”, pontua.
Defensora pública, Renata Bravim.
Diante da situação, foi necessário providenciar a partida da assistida para a cidade de residência de sua família, em São Paulo.
“Nós atuamos, no sentido de conseguir o embarque, pois os documentos foram extraviados e ela não possuía identificação com foto solicitado para viagens aéreas”, explica a coordenadora Renata.
Levando em consideração o risco à vida da jovem, a Defensoria Pública atuou na disponibilização da passagem e encaminhou ofício à empresa aérea, que se prontificou em auxiliar em tudo que foi necessário.
NOTA: Algumas informações dessa notícia podem ter sido alteradas com a finalidade de proteger assistidas e assistidos da Defensoria Pública.